A ISA instalou um sistema de gestão energética nos hospitais da Universidade de Coimbra que confere a esta unidade a capacidade de monitorizar e controlar os seus consumos energéticos.
Com este sistema, o hospital passou a ter também informação detalhada sobre a qualidade do fornecimento de energia, um aspeto fundamental para a gestão técnica de qualquer unidade de saúde com esta dimensão e características.
A ISA – Intelligent Sensing Anywhere -, uma empresa tecnológica portuguesa especializada no desenvolvimento de tecnologia de monitorização e gestão remota, desenvolveu uma solução completa de gestão energética para hospitais e unidades de saúde.
A solução inclui equipamentos de monitorização e um software de gestão energética que permite ler e analisar, remotamente e em tempo real, os dados energéticos. A esta solução a ISA pode acrescentar serviços que lhe permitem gerir de forma global e completa todo o processo de gestão energética: auditoria, gestão e certificação energética.
Atualmente, com este projeto, os hospitais da Universidade de Coimbra têm um sistema que permite monitorizar os consumos energéticos do bloco central do hospital trazendo, desta forma, benefícios para toda a equipa: redução de custos (financeiro), melhoria da imagem do hospital perante os stakeholders, mais e melhor informação para uma gestão mais eficiente, controlo sobre os consumos e a segurança energética, para além da avaliação financeira de investimentos futuros em medidas e tecnologias eco eficientes (infraestruturas, gestão e financeira).
Segundo Isabel Daniel, engenheira eletrotécnica dos HUC, este sistema é fundamental porque «permite saber em que estado é que se encontra a rede elétrica, onde é que se está a consumir mais e onde é que podemos melhorar».
Este projeto ainda está numa fase inicial, mas estima-se que o hospital reduza entre 15 a 20 por cento os seus custos energéticos.
As unidades hospitalares são grandes consumidoras energéticas. Os elevados consumos devem-se, sobretudo, à utilização contínua dos edifícios, aos elevados níveis de conforto térmico requeridos para os pacientes, aos exigentes padrões de qualidade do ar interior e às utilizações específicas de equipamentos existentes neste tipo de instalações.
A gestão de energia reveste-se assim de grande importância, apresentando um enorme potencial ao nível da redução dos custos de exploração e do incremento das condições de conforto. Foi nesse sentido que a ISA desenvolveu esta solução que, trabalhada em proximidade com as equipas dos hospitais, maximiza as reduções de consumos e analisa ações que as potenciem, nomeadamente medidas que envolvam investimentos.
Para desenvolver estes projetos, a empresa tecnológica pode recorrer a um Fundo de Eficiência Energética (IES), que poderá financiar os mesmos, sem necessidade de esforço financeiro por parte das unidades de saúde.
A ISA tem feito uma aposta nos últimos anos no desenvolvimento de soluções na área da monitorização remota aplicada à eficiência energética que resultou numa gama de soluções dedicadas a diversos sectores.
Edifícios, bancos, aeroportos, hotéis, retalho, unidades de ensino, indústria são alguns dos exemplos de setores de atividade onde a ISA tem desenvolvido projetos.
Pioneira no desenvolvimento de tecnologia de monitorização remota, a ISA tem vindo a acrescentar valor à sua oferta ao cliente, diversificando o seu negócio também no setor da eficiência energética.
Através do know how acumulado, a empresa tem hoje uma oferta que junta equipamentos e software que, em conjunto, permitem incrementar a eficiência e valor aos processos de gestão.
Comentários