Os branqueamentos dentários são procedimentos que têm como objetivo tornar os dentes mais brancos, sem que estes sejam danificados. Com a crescente procura pelo sorriso perfeito, são cada vez mais as “modas”, dicas e técnicas caseiras que surgem na internet, mas nem todas são seguras e muitas delas podem até prejudicar a própria estrutura dentária.

"Cada caso é um caso, pelo que, antes de se iniciar um branqueamento dentário, é fundamental que os pacientes consultem o seu médico dentista, como forma de avaliar se devem ou não realizar este tipo de tratamento e qual o mais eficaz no seu caso. Ao tentar realizar um branqueamento em casa, os pacientes não sabem se os métodos ou compostos utilizados são seguros, nem quais os seus efeitos, sendo que muitas vezes as informações disponíveis na internet não são fidedignas", afirma Ricardo Alves, médico dentista na MALO CLINIC do Porto.

Ricardo Alves, médico dentista
Ricardo Alves, médico dentista

Nesse sentido, o médico dentista Ricardo explica três motivos pelos quais não se deve realizar branqueamentos em casa:

  1. Problemas nas gengivas:não tendo o devido acompanhamento, os branqueamentos dentários podem originar uma série de complicações. O carvão ativado, por exemplo, contém substâncias como argila e óleo, uma combinação que torna esta solução mais abrasiva e que pode afetar as gengivas através da escovagem, levando ao seu desgaste.
  2. Desgaste no esmalte:técnicas de DIY (Do it Yourself) com produtos como o bicarbonato de sódio, uma das mais comuns quando o tema são branqueamentos caseiros, podem ter um efeito abrasivo e provocar o desgaste precoce do esmalte caso seja utilizado com frequência e sem qualquer tipo de controlo.
  3. Sensibilidade dentária: a utilização de produtos como a água oxigenada, pode interferir com o pH da boca, provocando lesões e queimaduras nos tecidos moles (gengivas e mucosa). Assim, o bochecho deste tipo de substâncias pode dar origem a complicações como a sensibilidade dentária e, em alguns casos, a dores intensas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.