Se não pinta os olhos com aguarelas, porque cuida da higiene íntima com gel de banho? As características da zona íntima são diferentes do resto do corpo. Pode parecer estranho mas o pH da mucosa vaginal é ligeiramente ácido, para manter a zona íntima em equilíbrio e protegida de infeções e irritações. Como o pH do gel de banho é alcalino, utilizá-lo na sua higiene íntima pode causar irritações e deveria parecer tão estranho como lavar o cabelo com creme hidratante.
Por isso, quando se trata da higiene íntima, substitua o gel de banho por um produto específico com um pH adequado e à base de ácido láctico. Assim, vai manter o delicado equilíbrio da flora vaginal que a protege do aparecimento de irritações e infeções. Com uma rotina de higiene íntima adequada às necessidades da zona íntima, ficará com uma sensação de limpeza e frescura durante todo o dia, nos 7 dias da semana.
5 dicas para a saúde da sua zona íntima
1. Seja cuidadosa na higiene. Não há necessidade de fazer limpezas internas. Limpe externamente (a vulva) e use produtos específicos que respeitam o seu corpo.
2. Oiça o que o seu corpo lhe diz. Preste atenção aos sinais de que algo está errado. Perda de sangue anormal, corrimento vaginal, odor, comichão e ardor, podem indicar a presença de uma infeção. Não hesite em consultar o seu ginecologista quando houver algum sinal de alerta.
3. Vá regularmente ao ginecologista. Se tem mais de 21 anos consulte o seu ginecologista a cada dois ou três anos para identificar a tempo quaisquer infeções, anomalias ou mesmo doenças mais graves. De certeza que não é o compromisso mais agradável da sua agenda mas, se pensar bem, é algo relativamente rápido e indolor.
4. Dê espaço para o seu corpo respirar. Usar roupas apertadas ou materiais sintéticos como o poliéster que não deixam respirar, pode criar uma área quente e húmida capaz de gerar atrito e irritar a vagina, facilitando o desenvolvimento de bactérias patogénicas. Sempre que possível, use roupa interior folgada e permeável feita de materiais naturais como o algodão.
5. Vá à casa de banho antes e depois de uma relação sexual. Esvaziar a bexiga antes e depois de relações sexuais, ajuda a prevenir infeções urinárias que podem ocorrer quando as bactérias da vagina são empurradas para dentro da uretra durante o ato sexual.
Por Lactacyd
A nova gama Lactacyd obteve a certificação Produto Cinco Estrelas 2015 na categoria “Higiene íntima”, com uma classificação global de 7,87 numa escala de 1 a 10. Dos 5 critérios avaliados, a confiança na marca e inovação foram os mais valorizados pelas mulheres portuguesas. No mercado há mais de 60 anos, Lactacyd possui uma gama de produtos adequados à necessidades e características de cada fase da vida da mulher, desde a adolescência à menopausa. Os produtos Lactacyd foram desenvolvidos à base de ácido láctico e têm um pH que ajuda a manter ou restabelecer o equilíbrio da zona íntima, ajudando a manter as defesas naturais.
Comentários