A colite designa um transtorno gastrointestinal que consiste numa inflamação do cólon produzida por factores diversos. Pode ser um processo agudo e transitório ou converter-se numa doença crónica.

Existem vários tipos de colite. Esta pode ser isquémica, ulcerosa, amebiana, infecciosa ou apresentar-se com sintomas de cólon irritável.

Sintomas

Diarreia, cólicas intestinais, hemorragia rectal, fezes com pus e dor abdominal aguda. Estes sintomas variam em função do tipo de colite. Pode ser causada por factores
ambientais e emocionais (stress e ansiedade), abuso de laxantes, algum
tipo de alimento ou acção de agentes infecciosos (vírus, bactérias...)

Tratamento

Em primeiro lugar, tenta-se controlar a inflamação, reduzir os sintomas e compensar a perda de líquidos e nutrientes. Paralelamente, é aconselhável uma mudança dietética, evitando o consumo de frutas e vegetais crus (para reduzir as lesões no intestino grosso). O tratamento pode ainda ser farmacológico (antibióticos para as colites infecciosas) ou cirúrgico (para os casos mais graves).

Cuidados a ter

- Durante a fase aguda de colite escolha alimentos adstringentes que parem a diarreia (arroz branco, maçã descascada, marmelo) e beba muita água para repor líquidos.

- Combata o stress. Pratique técnicas de relaxamento e tente abrandar o seu ritmo de trabalho. Encare a vida com maior tranquilidade. O yoga pode ajudá-la.

- Altere os seus hábitos. Evite o tabaco e o álcool.

- Suprima as refeições gordurosas. Evite fritos, enchidos ou  guisados e prefira fruta, verdura, pão e cereais integrais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.