O sol é fonte de vida, já sabemos. Para além de nos fazer bem aos ossos, por causa da vitamina D que nos proporciona, também nos faz bem ao humor, ao espírito e... ao ego. Quem não gosta de «ganhar umas cores» e de andar bronzeada?

O problema é que, apesar de estarmos cada vez mais conscientes dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta na nossa pele e de tomarmos as devidas precauções, enchendo os sacos de praia de protectores solares com diversas funções (rosto, corpo, olhos, lábios...), esquecemo-nos, muitas vezes, do perigo que esta mesma radiação representa para os nossos cabelos.

Talvez por não sentirmos no cabelo a sensação de «escaldão», ardor e repuxar nos esqueçamos dele tão frequentemente. Mas a verdade é que, sem lhe dedicarmos os cuidados adequados, nos habilitamos a fazê-lo perder todo o seu viço e brilho.

Ao contrário da pele, que tem a capacidade (ainda que limitada) de se renovar naturalmente, os fios de cabelo mantêm-se connosco durante anos e é por isso que lhes devemos dar especial atenção no Verão, para tentarmos minimizar os efeitos prejudiciais destes agentes externos agressivos.

Proteger, desintoxicar e hidratar

O risco de ficar com um cabelo áspero, seco, poroso e frágil é facilmente contornado se seguir os 3 passos seguintes.

Proteger: Durante a exposição solar, use um fotoprotector capilar (em spray, creme, sérum...) para impedir a destruição da camada hidrolipídica do cabelo, responsável pela sua integridade.

Desintoxicar: Depois da exposição ao sol, use um champô específico para remover resíduos de sal e cloro, que asfixiam os fios de cabelo.

Hidratar: Após a lavagem, aplique um condicionador ou máscara com activos hidratantes, que ajudam a regenerar a barreira hidrolipídica do cabelo, deixando-o suave e brilhante.

Texto: Madalena Alçada Baptista

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.