Terapia Sacro Craniana

A terapia Sacro Craniana ou Crânio Sacral demonstra ser extremamente útil, prática e eficaz na ajuda de muitos problemas de saúde. Trata-se de uma massagem localizada, em que através de um toque extremamente suave se consegue detetar e corrigir alterações no funcionamento do sistema Sacro Craniano. Por ser, de facto, muito suave está indicada para Recém-nascidos, Bebés, Crianças e, claro, todas as pessoas em geral.

Esta terapia presta auxílio em problemas como:

- Autismo

- Dislexia

- Hiperatividade

- Desordens do défice de atenção

- Tonturas

- Sinusite

- Zumbidos

- Enxaquecas

- Fibromialgia

- Fadiga Crónica

- Depressão e Depressão Pós Parto

- Problemas Respiratórios como asma e Bronquite

- Artrite e Artrite Reumatóide

- Dificuldades de Coordenação Motora

Terapia Visceral

Muitos dos problemas da coluna podem não estar diretamente relacionados com os ossos. O facto de o corpo ser um só e estar tudo intimamente interligado, levará a que problemas de outros pontos do corpo influenciem o funcionamento de todos.

Todos os órgãos vitais  (coração, fígado, pulmões, entre outros) estão fisicamente ligados à coluna, e qualquer complicação que possa acontecer ao nível visceral, poderá influenciar o funcionamento da espinha dorsal. Quando somos expostos a situações de stress, quer físico, quer emocional, a dor poder-se-á ressentir nos órgãos, que, por sua vez, influenciará o desempenho da coluna, ou vice-versa.

Traumatismos e posturas incorretas também podem originar mau estar, o que leva ao atrapalhamento de mecanismos que fazem os órgãos trabalhar em sincronia, algo que é extremamente necessário para ter uma vida saudável. Esta falta de sincronia poderá levar a um défice no funcionamento dos órgãos vitais, que por sua vez poderá causar alguns problemas de saúde, nomeadamente dificuldades em respirar, urinar ou prisão de ventre.

Esta terapia visceral é, por isso, diretamente indicada para a resolução deste tipo de problemas, uma vez que, ao apalpar os órgãos, são estimulados mecanismos naturais do corpo, que retiram todas as tensões físicas e emocionais.

As massagens viscerais são indicadas para diferentes tratamentos, subdividindo-se em Manipulação Visceral e Manipulação de Tecidos Moles, cada uma adaptada para diferentes problemas:

Manipulação Visceral

- Prisão de Ventre

- Dificuldades Respiratórias

 Manipulação de Tecidos Moles

- Dores nas articulações

- Dores Musculares

- Dormências

- Deficiências Circulatórias

- Tendinites

- Subluxação Vertebral

Para quem sofre de má postura, associada a cargos profissionais mais sedentários (exemplo: trabalho permanente em escritório) esta é uma das terapêuticas indicadas.

Terapia Estrutural

É a mais conhecida das práticas osteopáticas, muitas vezes confundida com a osteopatia em si. É a área dedicada ao aparelho músculo-esquelético e à postura, que permite abordar numerosos problemas e desequilíbrios, harmonizando as estruturas do corpo humano.

O objetivo destas técnicas é desenvolver a função específica de cada tecido restrito e assim, melhorar a homeostase e a capacidade do corpo de encontrar a própria cura. A 0steopatia estrutural é indicada para:

- Protusões e hérnias discais

- Dores Ciáticas

- Torcicolos

- Lombalgias agudas ou crónicas

- Vertigens

- Tendinites

- Entorses e traumas

- Disfunções desportivas, ortopédicas, traumática, entre outras.

Terapia Geotermal ou Emocional

Esta massagem baseia-se numa técnica ancestral que harmoniza as energias emocionais, mentais e físicas. Utilizam-se os efeitos energéticos, vibratórios e as propriedades das pedras vulcânicas – a várias temperaturas, com aplicações alternadas de quente e frio, em vários pontos estratégicos do corpo, juntamente com as qualidades dos óleos essenciais.

Esta terapia, também denominada de Terapia Emocional, produz:

- Melhorias nas funções orgânicas

- Recupera a energia vital do ser humano

- Melhorias na circulação e funções metabólicas

- Equilibra o sistema nervoso

- Elimina o stress

- Harmoniza o corpo, mente e espírito

Esta massagem permite a libertação de emoções bloqueadas e oferece um estado de relaxamento, equilíbrio, recuperação física e psíquica. Desencadeia uma sensação de alívio, calma, tonificação, conduzindo a um profundo bem-estar e serenidade.

Além das Terapias mencionadas anteriormente, existem ainda diferentes massagens que actuam ao nível das patologias do corpo humano. São exemplo disso as massagens californianas, ayurvédicas e desportivas. 

Massagem Californiana

Trata-se de uma técnica de massagem de relaxamento muito elaborada, que inclui um conjunto de técnicas desenhadas principalmente para relaxar os músculos, através de uma pressão profunda sobre os ossos.

A pressão é feita sempre na mesma direção do fluxo do sangue para o coração. O sistema linfático e as veias contam com a ação dos músculos, mais do que a pressão da bombagem do coração. A massagem Californiana é ideal para:

- Relaxar os músculos

- Aumentar a circulação

- Apoiar o metabolismo, fazendo com que o paciente conheça melhor o seu corpo

- Permitir ao paciente identifica a melhor forma de usar e posicionar o seu corpo.

Massagem Ayurvédica

A massagem ayurvédica é uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, libertando as toxinas presas em músculos e tecidos.

Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a massagem Ayurvédica propícia um realinhamento postural, alívio de tensões no corpo, fortalece o sistema imunológico e tem efeitos anti-stress e anti-depressivos.

Contando com alguns alongamentos, proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, possibilitando o circuito livre da energia vital.

Além disso, a massagem ayurvédica:

- Possui efeitos terapêuticos ao nível emocional, mental e espiritual;

- As emoções, conceitos, crenças e experiências vivenciadas e contraídas no corpo são libertadas, proporcionando um profundo processo de auto conhecimento e transformação interna e externa, a partir da consciência corporal;

- São um poderoso sistema de tratamento para harmonização, balanço e vitalidade.

Por João Paulo dos Santos Silva, Osteopata

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.