Aprenda a tratar bem os seus medicamentos. Para que eles tratem bem de si.

Sabia que as vitaminas, os minerais e os antibióticos
devem ser tomados antes da refeição, salvo prescrição médica em contrário? Assim não entram em contacto com os ácidos do estômago
responsáveis pela digestão que os deteriorariam.

«A má utilização dos medicamentos é muito frequente. Um estudo da Universidade de Coimbra concluiu que 50 por cento dos medicamentos são mal utilizados e 20 por cento são desperdiçados. Isto é um desperdício de dinheiro e, ao mesmo tempo, as pessoas estão a pôr em risco a saúde, prejudicando futuras tomas, como pode suceder com os antibióticos», alerta António Hipólito de Aguiar, farmacêutico.

Para que os fármacos sejam aliados da sua saúde, aprenda a usá-los correctamente. A regra de ouro para lidar com medicamentos é «dizer sempre ao médico e ao farmacêutico que medicamentos está a tomar, mesmo que sejam só vitaminas».

«A assimetria da informação é muito grande na saúde e o paciente
tem de ter um papel activo para a diminuir. Essa é a melhor maneira de evitar interacções que podem ser perigosas», adverte ainda o especialista.

Outro cuidado a ter, segundo António Hipólito de Aguiar, consiste em «ler sempre o folheto informativo
antes de começar a tomar medicamentos e guardá-lo». O esclarecimento de dúvidas deve ser sempre feito com o médico ou com o farmacêutico.

As leis da toma

As leis da toma

Antes de mais, evite automedicar-se, pois pode colocar a sua saúde em risco ao usar um fármaco não adequado ou duplicar a toma de medicamentos para o mesmo efeito. Seja qual for o medicamento, deve ser tomado segundo a posologia. Por exemplo, fármacos
para situações agudas, como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos devem ter um período
de toma limitado, entre cinco a sete dias, salvo indicação em contrário.

Em problemas crónicos,
a toma requer um acompanhamento periódico
pelo médico que ajustará as doses para manter a eficácia do tratamento e evitar a habituação do organismo. Existem ainda medicamentos que exigem
um desmame, como alguns antidepressivos.

A hora certa

A hora certa

«Os medicamentos agressivos para o estômago, como os anti-inflamatórios e analgésicos, devem ser tomados com comida no estômago», defende António Hipólito de Aguiar. Por outro lado, tudo o que seja prejudicado pelos ácidos da digestão, interferindo com a sua absorção
pelo organismo, deve ser tomado de estômago
vazio. É o caso de antibióticos e vitaminas e minerais, cuja toma deve anteceder a refeição.

Em caso de esquecimento, regra geral, deve tomar o medicamento assim que se lembrar, excepto se o folheto informativo der outra indicação. Quanto à pílula e antibióticos deve tomar logo que se lembrar, ajustando o horário da dose seguinte.

Veja na página seguinte: Como evitar os perigos de alergia

Perigo de alergia

Perigo de alergia

Ao tomar um medicamento
podem surgir alergias, pelo que é preciso
estar atenta.

No caso dos injectáveis, e uma vez que a circulação é mais rápida, pode ocorrer um choque anafiláctico, uma reacção extrema que pode levar à morte.

«É preciso fazer sempre um teste cutâneo antes de tomar um medicamento injectável pela primeira vez», recomenda o farmacêutico.
As irritações cutâneas e outras indisposições
súbitas são as reacções alérgicas mais comuns a fármacos, cuja toma deve ser interrompida de imediato, devendo então consultar o médico.

Conservação

Conservação

Se costuma arrumar os medicamentos
no armário da cozinha ou da casa de banho, retire-os já. São más opções, por causa da humidade
que os estraga. Guarde-os em local seco, ao abrigo do calor e da luz.

É sagrado guardá-los fora do alcance das crianças e ter especial cuidado com a não observância desta regra em casa de avós ou amigos. Mantenha-os na embalagem original, para saber os prazos de validade, que são mesmo para respeitar. Quando deixar de utilizar os medicamentos,
devolva-os na embalagem à farmácia para serem convenientemente reciclados.

Texto: Joana Andrade com António Hipólito de Aguiar (farmacêutico)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.