Espirros, olhos inchados, pingo no nariz e comichão no nariz ou na pele são alguns dos sintomas de alergia mais comuns no inverno. "As pessoas associam as alergias à primavera e ao verão por causa dos pólenes mas, no inverno, também existem muitas pessoas com sintomas de alergia", alertou, em declarações à Prevenir, João Fonseca, alergologista. Perceba, de seguida, porque é que isto acontece nesta altura do ano.

No inverno, o pó, mais concretamente os ácaros e os fungos, relacionados com a humidade, são as principais causas de reações alérgicas. "Com o frio, existe uma tendência para aumentar a temperatura nas casas, através do recurso a aquecedores, existindo uma falta de ventilação, uma vez que as janelas pouco se abrem. E, assim, a quantidade de ácaros e fungos aumenta", explica o também o especialista.

"Para evitar o aparecimento de alergias no inverno e combater os ácaros deve-se tentar reduzir a humidade das casas e ventilar o quarto que deve ter mobiliário e decoração simples e lavável para não acumular pó", acrescenta ainda este especialista. A alergia é uma resposta exagerada do sistema de defesas do corpo humano a uma substância presente no ambiente, que por si só não seria uma agressão para o organismo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.