Uma dentição saudável passa não só por uma boa higiene oral, mas também pela ingestão adequada de alimentos que possam ajudar a manter os seus dentes saudáveis, e pela contenção de outros que poderão prejudicar tal objetivo.

Apresentamos 5 alimentos e os respetivos efeitos sobre a nossa dentição:

Os laticínios, como o leite, o iogurte e o queijo são alimentos que possuem dois minerais fundamentais na manutenção e reconstrução do esmalte dentário - o cálcio e o fósforo - que ajudam na manutenção de uns dentes saudáveis.

Os legumes, por sua vez, são um grupo alimentar rico em água e fibra que estimula a produção de saliva, ajudando a diluir os ácidos nocivos e algumas partículas alimentares dos dentes.

Alimentos ácidos como tomate, laranja, limão, café, bebidas alcoólicas e refrigerantes podem ter um efeito nocivo no esmalte dos dentes, pelo que devem ser ingeridos com outro tipo de alimentos, de modo a assegurar a manutenção da saúde oral.

Bebidas açucaradas como refrigerantes ou sumos poderão ser prejudiciais pois irão “banhar” os dentes com açúcar, que servirá de “alimento” para as bactérias presentes na boca, e assim potenciar o aparecimento de cárie dentária.

A água tem um papel fundamental para a saúde geral do individuo mas também para a saúde dentária pois estimula a limpeza dos dentes e, sendo esta um substituto ideal para refrigerantes e sumos açucarados, ajuda a reduzir a quantidade de açúcar que passa pelos dentes.

Tem sido evidenciada a relação positiva entre uma boa saúde oral e uma boa saúde geral de cada indivíduo, sendo assim importante manter uma boa saúde da mesma.

A adoção de uma dieta alimentar saudável não só irá trazer benefícios a nível de saúde geral mas também irá ajudar a manter a saúde dentária. Mantenha a higiene oral diária recomendada pelo seu dentista e siga os conselhos nutricionais apresentados.

Ricardo Ferreira

Nutricionista Estagiário Holmes Place Miraflores

Bibliografia:

http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/AlimentNutricao/AplicacoesOnline/TabelaAlimentos/PesquisaOnline/Paginas/PorComponentes.aspx

http://www.mouthhealthy.org/en/nutrition/food-tips/

Reissmann D., John M., Schierz O., Kriston L., Hinz A., Association between perceived oral and general health. Journal of Dentinstry, Julho 2013, doi:10.1016/j.jdent.2013.05.007. Epub 2013 May 21.

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.