Abacate

Origem: América Central.

Saúde: Contém luteína (caratenóide que contribui para a longevidade da visão), proteínas, vitamina A, B6, C e E (antioxidante) e minerais como ferro e magnésio. Também é rico em calorias, mas a sua gordura é monoinsaturada (o chamado bom colesterol).

Uso: Pode ser consumido ao natural, mas é mais comum em molhos como o mexicano guacamole ou em bebidas com leite e açúcar.

Conservação: no frigorífico (2ºC a 4ºC)

 

Abacaxi

Origem: regiões tropicais e subtropicais

Saúde: Contém vitamina C, vitamina A e vitamina B1; fibras, amido e açúcares, além de manganês, um mineral que contribui para manter os ossos fortes.

Uso: Consumido ao natural, em compotas, sumos e em conserva. Também usado em sorvetes, gelatinas e pudins.

 

Açaí

Origem: Brasil

Saúde: O elevado valor energético deve-se ao alto teor de gorduras (60% monoinsaturadas e 13% polinsaturadas). É rico em antocianina, capaz de resistir aos radicais livres. Contribui pra a prevenção de doenças cardiovasculares e memória e ajuda a prevenir obesidade e fraqueza muscular.

Uso: Ao natural, em sumos, sorvetes, iogurtes, geleias e licores. É comum em bebidas energéticas

 

Banana

Origem: Sudeste asiático

Saúde: Rica em potássio, vitamina C e vitaminas do complexo B (especialmente B6); hidratos de carbono.

Uso: Consumida fresca e em preparações culinárias (papas, batidos, bolos, etc.). Deve ser conservada à temperatura ambiente.

 

Coco

Origem: Sudeste asiático

Saúde: Rico em sais minerais, como potássio, sódio, fósforo e cloro), fibras e água. Recomendado para estimular a atividade intestinal, o sistema nervoso, o cérebro e pulmões. A água de coco é um bom diurético.

Uso: Fresco, seco ou em bebida.

 

Fruta-pão

Origem: Malásia ou Indomalásia

Saúde: Ricas em amido, proteínas e vitaminas

Uso: Muito versátil, este fruto tem duas variedades, uma com sementes (pode ser comido cru) e outra sem sementes (pode ser consumido cru, cozido, frito ou assado). Também pode ser transformado em farinha.

 

Goiaba

Origem: América tropical (México/Brasil)

Saúde: Muito rica em vitamina C.

Uso: Fresca ou em compota.

 

Manga

Origem: Sul e sudeste asiático

Saúde: rica em fibra, vitamina C e alguma vitamina E

Uso: Fresca, seca ou em conserva; também se encontra à venda a polpa em conserva. Guardar à temperatura ambiente se estiver verde; no frigorífico se estiver madura.

Papaia (também conhecido por mamão. Em Angola chama-se mamão ao fruto mais arredondado e papaia ao fruto mais alongado e adocicado).

Origem: Brasil/América tropical

Saúde: Vitamina C, potássio, fibras, folatos e licopeno. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

Uso: Guardar à temperatura ambiente se estiver verde; no frigorífico se estiver madura.

Para amadurecer, coloque dentro de um saco de papel à temperatura ambiente durante alguns dias. Quando estiver madura, guarde no frigorífico.

 

Rambutão

Origem: Malásia

Saúde: Bastante calórico, é rico em vitamina C, folatos e betacaroteno, e também em cálcio, fósforo, potássio, sódio e magnésio.

Uso: consumido fresco, cozido, enlatado ou em doces e geleias. O caroço é tóxico e não deve ser consumido.

 

Toranja

Origem: Subtrópico asiático

Saúde: Rica em vitamina C e A, potássio, fibras e algum betacaroteno.
Uso: As toranjas mais pesadas são as mais sumarentas. Ideais para comer fresca e em sumo.

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