Ideal para perda de peso

Uma chávena de couve cozida tem apenas 33 calorias, é pobre em gordura e rica em fibras. É definitivamente um carboidrato inteligente.

É um alimento para o cérebro

Estufado de couve kale com feijocas
Estufado de couve kale com feijocas
Ver receita

Rico em vitamina K e antocianinas que ajudam a função mental e a concentração. Estes nutrientes também previnem danos nos nervos, melhorando a sua defesa contra a doença de Alzheimer e demência. A couve roxa tem a maior quantidade destes poderosos nutrientes.

Alto teor de enxofre, o mineral da beleza

A couve ajuda a secar a pele oleosa e a acne. Internamente o enxofre é essencial à queratina, uma substância proteica necessária à saúde do cabelo, unhas e pele.

Ressaca, tensão alta ou dores de cabeça? Combata-as com a couve

Ajuda a desintoxicar o organismo

O alto teor de vitamina C e enxofre presentes na couve, eliminam toxinas (radicais livres e ácido úrico), que são as principais causas de artrite, doenças de pele, reumatismo e gota.

Rica em componentes para prevenção do cancro

Lupeol, sinigrina e sulforafane estimulam a atividade enzimática e inibem o crescimento de tumores cancerígenos. Um estudo com mulheres mostrou uma redução do cancro da mama quando os vegetais crucíferos, como a couve, passaram a fazer parte da sua alimentação.

Ajuda a prevenir a tensão alta

O alto teor de potássio ajuda a alargar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue.

Ressaca, tensão alta ou dores de cabeça? Combata-as com a couve

Couve para as dores de cabeça

Uma compressa quente feita com folhas de couve pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. Esmague folhas de couve, envolva num pano e aplique na testa. Além disso, para dores de cabeça crónicas, beba entre 25 e 50 ml de sumo de couve crua por dia.

Nas ressacas

Já na antiga Roma se usava a couve para curar uma ressaca de álcool.

Anti-inflamatório e regulador de açúcar no sangue

Diz-se que os pigmentos vermelhos naturais da couve roxa reduzem os níveis de açúcar no sangue e aumentam a produção de insulina. Claro que não tem açúcar refinado e muito poucos açúcares simples (glicose e frutose). Tal como a beterraba, estes pigmentos vermelhos da couve roxa têm potentes propriedades anti-inflamatórias.”

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.