Se o seu objetivo é eliminar massa gorda e flacidez, as melhores opções são a marcha, a corrida, a bicicleta, a natação, a patinagem e a musculação.

«Fazer uma caminhada a um ritmo intenso, durante pelo menos 30 minutos» é o ideal para começar a sua batalha. «Numa fase mais avançada, experimente correr, moderadamente, até 20 minutos», sugere Bruno Brito, personal trainer de Pilates e Treino Funcional. A estas estratégias junte ainda a bicicleta, dentro e fora do ginásio.

Para combater a flacidez, o personal trainer aconselha a prática de musculação, desde o início do programa de treino. «Deverá intercalar os exercícios aeróbios (correr, andar, nadar ou patinar, por exemplo) com atividades de alta intensidade (musculação) nas quais o metabolismo anaeróbico acontece nos músculos», refere Bruno Brito. Pratique estes exercícios regularmente,
no mínimo três vezes por semana, durante 60 minutos, no máximo, para que os resultado sejam realmente eficazes.

No entanto, lembre-se que antes e
durante a prática de qualquer uma destas modalidades, deve ter alguns cuidados. «Vigie os
joelhos, a bacia e a coluna e fique atento aos
pequenos sintomas de dor e desconforto», recomenda o personal trainer. «Deverá sempre ser acompanhado
por um profissional de exercício físico e saúde e consultar um médico
para garantir que está apto à prática de exercício», alerta ainda.

Benefícios deste tipo de modalidades

- Aumentam o metabolismo, obrigando o organismo a queimar mais calorias em repouso
- Previnem doenças e protegem o aparelho cardiovascular
- Aumentam a sensação de bem-estar através da libertação da hormona serotonina
- Promovem a longevidade

Texto: Cláudia Vale da Silva com Bruno Brito (personal trainer de Pilates e Treino Funcional na Associação Desportiva do Tejo)

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