Fez publicidade, catálogos e desfiles de moda, mas foi na apresentação de programas de televisão que Cristina Alves descobriu a sua praia.
Apresentadora do programa «Viagens» na NTV e de «Portugal no Coração» na RTP 1, conduz em dupla com Júlio Isidro o magazine de entretenimento «Programa das Festas», também na RTP 1, ao sábado à tarde.
Nascida a 18 de dezembro de 1975, mede1,73 m e pesa 58 kg. Para manter a linha, tem cuidados com a alimentação e não dispensa o exercício físico, mas recusa-se a fazer sacrifícios. Sofre de psoríase, uma doença inflamatória sistémica que se dissemina por todo o organismo e que a obriga a ter precauções acrescidas com a hidratação e com a acidez dos alimentos.
O que faz para se manter saudável? Tem algum tipo de cuidados ou nem por isso?
Os cuidados que tenho são os que me dão prazer. Não faço sacrifícios. Como de tudo, de forma equilibrada, sem nunca esquecer os legumes nem a fruta. Evito os fritos, porque não adoro, apesar de não resistir a umas boas batatas fritas de vez em quando. Como várias vezes ao dia. Faço por beber 1,5 litros de água por dia, pratico exercício físico e faço massagens na Chi Clinic.
Pratica exercício físico regularmente? Se sim, que tipo de exercício físico pratica e quantas vezes por semana?
Sim. Pratico natação, duas vezes por semana. E faço caminhadas, de cerca de meia hora, três a quatro vezes por semana
Que reflexos é que a prática de exercício físico tem na sua saúde?
Para além da forma física, geram-me um bem estar geral físico e mental. Mente sã em corpo são!
Prefere praticar desporto ao ar livre ou no ginásio?
Adoro o ar livre. Nas caminhadas que faço, uma das melhores sensações é o cheiro da brisa que vem do mar.
Em que medida é que a prática desportiva muda a sua vida?
A todos os níveis. A prática desportiva traz-me mais saúde e uma vida saudável é uma vida feliz.
Tem algum problema de saúde que exija cuidados especiais ao nível da alimentação e do exercício físico ou até em termos de tratamentos médicos e medicação? Se sim, que tipo de cuidados costuma ter?
Tenho psoríase, uma doença dermatológica crónica, muito agravada por situações de stress.
Tenho de beber muita água para me hidratar e evitar alimentos ácidos. O chocolate também é desaconselhado neste caso. E o que faz mesmo bem é a praia.
O sol e a água do mar arrasam com qualquer sinal de psoríase. Cumprindo todos estes requisitos, nem quase tenho de usar os meus sempre presentes cremes e pomadas.
Quando adoece, é um doente difícil e piegas ou, antes pelo contrário, é um paciente perfeitamente calmo e tranquilo?
Sou daquele tipo de doentes que não quer incomodar ninguém e que, portanto, só vai ao médico mesmo no limite. Para ou outros, aparento sempre estar calma e tranquilíssima.
Comentários