O nosso corpo e as nossas necessidades nutricionais variam com o passar dos anos.

Aos 30, a chegada dos filhos muda tudo!

Quer conservar-se bem e saudável?

Dizemos-lhe como deve adaptar a alimentação e as suas ementas diárias.

Aquilo que come...

Com o tempo e, sobretudo, a gravidez, ocorre um fenómeno curioso. Há alimentos de que se farta e outros que lhe apetece comer mais do que nunca. São os chamados desejos, que são causados por fatores hormonais e psicológicos, e respondem a determinadas necessidades nutricionais do organismo.

... e aquilo que devia comer!

Se mantiver o peso, a alimentação deve ser variada, mas em quantidades menores. Ingira, pelo menos, 500 ml de leite por dia. As frutas e as verduras têm especial importância nestes 10 anos, pelo seu conteúdo de antioxidantes e pelo seu poderoso efeito anti-envelhecimento.

Tenha atenção ao excesso de gorduras que prejudicam a circulação sanguínea. Coma alimentos ricos em vitaminas A que hidrata e melhora a visão, em vitamina C, um excelente regenerador da pele, em vitamina D que ajuda a fortalecer os ossos e em vitamina E que reduz o desgaste muscular.

Ingira muito ferro para enfrentar as exigências do dia. Este mineral está presente em carnes vermelhas, vísceras ou frutos secos. Consuma cerca de 30 g de fibra por dia. São imprescindíveis para proteger o cólon. 

Perigos que deve evitar

Existem algumas regras que deve seguir:

- Reduza o consumo de bebidas com cafeína e as demasiado açúcaradas. Também não deve abusar do álcool.

- Evite os doces, os fritos e os salgados.

- Ingira apenas as calorias necessárias. De vez em quando pode cometer um deslize.

Truques para se sentir melhor:

- Siga uma alimentação saudável e variada para manter o peso

Se apostar fortemente nas verduras não vai sentir fome. Contêm fibra e saciam, proporcionam-lhe as vitaminas e os minerais de que precisa, e têm entre 80 a 90 por cento de água, pelo que engordam pouco.

- Se estiver grávida, não coma por dois

O bebé só necessita de uma pequena percentagem do que ingere. Escolha alimentos ricos em fibra, uma vez que promovem a saciedade.

Ementa-tipo para a sua idade

Pequeno-almoço: Leite ou iogurte magros e duas tostas integrais com doce light.
Meio da manhã: Uma peça de fruta.
Almoço e jantar: Leguminosas ou arroz ou massa ou batatas com verduras, ou apenas verduras guisadas ou cozidas, em sopa ou grelhadas + carne branca (frango ou peru ou fiambre), peixes azuis ou brancos, ovos cozidos ou em tortilha, acompanhados de salada. Fruta fresca e pão integral.
Lanche: Salada de frutas (feita por si, fuja das conservas) ou fruta fresca.
Ceia: Um pedaço de queijo fresco magro.

Texto: Madalena Alçada Baptista