Se na prática de desporto, procura aumentar a massa muscular, a musculação é a melhor opção para si. «A massa muscular pesa mais do que a massa gorda. Quando se eliminam 5 quilos pode perder-se 75% de massa gorda e 25% de músculo ou perder até 40% de massa gorda e o restante de músculo», revela Bruno Brito, personal trainer de pilates e treino funcional, explicando que «o primeiro exemplo é muito mais vantajoso e, para tal, torna-se indispensável incluir um plano de atividade física nos programas de emagrecimento».

«A prática de atividade física, ao constituir-se como um estímulo que desenvolve a musculatura, obriga a que seja maior a percentagem de gordura perdida para uma mesma perda de peso», explica o personal trainer.

Benefícios a ter em conta

Bruno Brito explica que, «sendo o tecido muscular magro e desempenhando um papel muito mais ativo no metabolismo do que o tecido gordo, o primeiro gasta mais energia. Assim, um indivíduo que aumente a massa muscular passa a gastar mais calorias em  repouso. Quanto maior for a quantidade de massa muscular, mais calorias o organismo queima em repouso e maior é o seu metabolismo basal», a energia que o corpo usa em repouso para o funcionamento dos órgãos.

Exercícios com forte incidência cardiovascular, como a corrida ou a
marcha, não são a melhor opção para quem apenas pretende aumentar a
massa muscular. Como explica Bruno Brito, «estes exercícios estimulam as
fibras musculares de contração lenta (tipo 1), não promovendo a
hipertrofia muscular responsável pelo aumento de massa magra».

Para ganhar massa gorda, deve fazer musculação, no mínimo três vezes por semana, durante 60 minutos, no máximo. Durante a prática, «os joelhos, a bacia e a coluna» merecem especial atenção, alerta Bruno Brito. Todos os sintomas de dor e desconforto devem ser descritos ao seu personal trainer. Tal como em todas as modalidades, a musculação exige um aconselhamento médico prévio, de forma a garantir que está apta à realização destes exercícios.

Texto: Cláudia Vale da Silva com Bruno Brito (personal trainer de pilates e treino funcional)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.