Mito: Alimentos com 0% de gordura

Não existem! Nem aquele bife de frango, nem aquele iogurte magro! Todos os alimentos têm a sua própria gordura. Podem não conter açúcar mas têm maiores quantidades de gordura. Para cozinhar carne ou peixe, prefira sempre os grelhados em detrimento dos fritos. Não coloque nenhuma gordura, apenas a do próprio alimento.

Verdade: Comer poucas quantidades, diversas vezes ao dia

Sim, é verdade. Dê ao seu corpo pequenas refeições de todo o tipo de nutrientes. Coma um pouco mais ao pequeno-almoço que é a refeição mais importante: quando se sentir saciada, vai deixar de ter apetite por doces ao longo do dia.

Mito: O que é natural é que é bom

Nem todos os produtos que têm como referência a natureza são mesmo naturais. Muitos são alterados de modo a tornarem-se mais comerciais. Tenha discernimento e em caso de dúvida, pergunte a um especialista na área.

Verdade: Ver televisão às refeições engorda

Pois é, comer enquanto está entretida faz com que não preste atenção ao que está a ingerir, nem às quantidades. Habitue a sua família a desligar a televisão à hora de refeição: vão conviver e comer com mais consciência.

Mito: Comer antes de ir dormir engorda

É verdade que o metabolismo se torna mais lento à noite, mas é o acumular do que ingerimos durante o dia que define o que engordamos. Prefira sempre saladas, legumes ou sopas, ou seja, refeições mais leves à noite.

Verdade: os homens conseguem emagrecer mais rápido do que as mulheres

Tudo devido às hormonas: os homens produzem a testosterona que acelera a queima de gordura, enquanto que as mulheres produzem o estrogéneo, que favorece a acumulação da gordura.

Texto: Marisa Costa

Saúde Hoje

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.