Talvez um dos suplementos mais estudados pela comunidade cientifica, a creatina é um suplemento multifacetado, destacando-se como sendo um dos pilares de qualquer desportista ou pessoa em busca de um estilo de vida saudável.

Numa revisão de estudos publicados no jornal de força e condição física, a creatina obteve resultados muito positivos no aumento da força e performance física em todos eles.

Estudos realizado em atletas com experiencia de treino, e experiencia competitiva.

Numa outra revisão de estudos os cientistas questionaram se o efeito da creatina ia para além da performance física e poderia aumentar a performance cognitiva?

O resultado, foi de facto interessante! Existuiu um aumento de performance cognitiva nos indivíduos. Assim a creatina potencia não só a performance física como também a performance cognitiva.

Aparentemente suplementar com 5g de creatina por dia pode ter efeitos de proteção contra doenças neuro degenerativas tais como, Parkinson, huntington´s entre outras.

E os mitos dos efeitos nocivos á saúde?

Um estudo realizado pela sociedade internacional de nutrição desportiva, em atletas, conclui que a ingestão de creatina até 21 meses não aparenta quaisquer efeitos nocivos, contudo a creatina não funciona de igual forma para todos.

Desta forma um grupo de cientistas procurou responder à questão de alguns indivíduos relatarem ausência de resultados com uso de creatina.

Existe um grupo de indivíduos que não respondem á suplementação com creatina, não tendo sido identificada ainda a razão, aparentemente está relacionado com a composição dos diferentes tipos de fibras musculares de cada individuo. Sendo no entanto é necessária mais pesquisa de forma a compreender o porquê algumas pessoas serem “non responders” a este suplemento.

Qual a melhor forma de suplementar?

Segundo várias revisões de estudos onde foram comparadas as variadas formas de creatina, o suplemento de monohidrato  de creatina ganha o premio de mais efectiva.

Quanto à carne vermelha e ao peixe, que contêm cerca de 5g de creatina por cada 2kg, em termos de absorção os resultados foram idênticos, sólido vs suplementação, no entanto apenas foi testada a creatina presente no sangue e não a que chegou às reservas musculares.

Porque deve adicionar creatina à sua vida?

A creatina aumenta a performance física

A creatina promove o ganho de massa muscular e força física

A creatina auxilia na conexão neuromuscular

A creatina aparenta melhorar e assistir em várias funções cognitivas

O uso a longo prazo é considerado seguro

Tantos benefícios apenas com o uso de um suplemento, numa dose de 5g diárias

Um dos suplementos mais antigos e mais usados no mundo desportivo, começa agora a ser aplicado cada vez mais na perspetiva de uma vida mais duradoura e saudável.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.