De um modo geral, sobretudo a partir de uma determinada idade, os homens tendem a preocupar-se menos com a imagem, evitando fazer dietas e restrições alimentares maiores. Pressioná-los excessivamente acaba, contudo, por ter um efeito perverso indesejável, pelo que a influência de quem com eles partilha a vida deve ser discreta. Estes são os conselhos que deve ter em conta para levar o seu homem à ação:

- Evite as críticas

Nunca deve criticar a forma de comer, a qualidade da comida e a sua quantidade. Qualquer comentário depreciativo só servirá para agravar a situação. Também não deve alegar que, se ele for forte o suficiente, ele conseguirá, pois a resolução do problema poderá estar muito para além da força de vontade.

O que deve ser feito é demonstrar que se gosta da pessoa independentemente do seu corpo e do seu peso, fortalecendo-a com reforços positivos por tudo aquilo que ela é para além do peso.

- Elogie

Valorize as suas qualidades e potencie o que ele tem de melhor, ajudando-o a construir-se. Quanto mais estruturado o seu parceiro estiver, mais capacidade terá para modificar os comportamentos habituais que conduzem ao aumento do peso.

A partir do momento que ele decide perder peso, deve facilitar-lhe a vida, tendo alimentos saudáveis disponíveis em casa, selecionando restaurantes saudáveis e realizando atividade física com ele, mas sem pressão e crítica.

- À mesa

Os alimentos com açúcar devem ser evitados e o álcool deverá ser ingerido com moderação. Os enchidos e a carne processada também devem ser restringidos. No entanto, outras orientações devem ser adotadas, dependendo do metabolismo de cada homem, se pratica exercício, da sua idade e de outros fatores específicos, que devem ser analisados numa consulta da especialidade.

Não deve incentivar à perda de peso pelo medo. Comentários como «Se não perderes peso agora, darás cabo da tua saúde» não são benéficos. Podem funcionar a curto prazo, mas, a longo prazo, o peso acaba por voltar. A pressão alegando que não gosta de o ver assim também não é uma solução. Só servirá para diminuir a autoestima e contribuir ainda mais para o ganho de peso.

Texto: Teresa Branco (fisiologista na Gestão do Peso e diretora do Instituto Profª. Teresa Branco) com Luis Batista Gonçalves (edição internet)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.