É possível acabar com a preguiça matinal! Um pequeno-almoço com cereais integrais aporta a quantidade de hidratos de carbono e fibras que necessita para se manter activa durante todo o dia.

Sabia que depois de uma noite de sono, é óptimo acordar com fome? Enquanto dormimos, o nosso organismo consome as reservas de açúcar que obteve durante o dia e o cérebro avisa que é preciso restabelecê-las.

Vários estudos comprovam que um pequeno-almoço saudável, rico em hidratos de carbono e em fibras acaba com a preguiça matinal, dando-nos a energia que precisamos para as actividades diárias.

Os cereais integrais, que à primeira vista podem parecer apenas mais escuros e com um sabor mais intenso do que os refinados, contêm de facto uma riqueza nutricional capaz de nos dar energia sem aumentar a carga calórica da nossa alimentação.

Os cereais integrais apresentam um conjunto de nutrientes difícil de encontrar noutros alimentos, nomeadamente a nível da energia: hidratos de carbono simples (açúcares) e complexos (amido) - e fibras, funcionando como uma “descarga positiva e gradual de energia” que ajuda a superar a inércia matinal e se mantém ao longo da manhã.

Mas como é que eles nos dão a energia necessária para começar o dia? Na realidade, quando comemos uma taça de cereais de pequeno-almoço, uma fatia de pão escuro, três biscoitos integrais…o nosso organismo obtém os dois tipos de hidratos de carbono (simples e complexos), que trabalham em equipa para nos manterem activos durante a manhã.

No fundo, eles funcionam como se fizessem uma corrida de estafetas em que os hidratos de carbono simples, conhecidos por “açúcares simples” partem à frente, chegando ao sangue muito rapidamente (em cerca de 20/30 minutos), onde ficam disponíveis para serem usados de imediato como energia.

Mas logo em seguida, quando começamos a gastar a sua energia nas nossas tarefas, os hidratos de carbono mais complexos, como o amido, de digestão mais lenta, acabam também por chegar ao organismo, garantindo uma reposição constante da energia.

Veja na próxima página mais benefícios dos cereais integrais

De manhã, o seu estômago exige comida saudável!

Quantas vezes já comeu um bolo assim que acordou? De certo, já cometeu este “deslize” na esperança de obter de imediato a força que precisa para sair de casa em forma. Mas a verdade é que, embora estes alimentos proporcionem uma rápida injecção de energia, num curto espaço de tempo, fazem também com que nos sintamos mais apáticos do que antes.

Assim, obrigam-nos a ingerir de seguida outros alimentos também ricos em açúcar, o que pode fazer com que ultrapassemos com facilidade a dose diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que diz que o açúcar não deve constituir mais de 10% da energia da nossa alimentação diária.

Para além disso, a boa fama dos cereais integrais deve-se também à sua riqueza em:

• Fibras – são essenciais à saúde e ajudam a uma digestão mais lenta, criando uma maior sensação de saciedade e satisfação, segundo a Organização Mundial de Gastrenterologia, nas suas Digestive Health Guidelines;
• Vitaminas do complexo B - muito importantes para que o organismo possa extrair dos hidratos de carbono a energia de que precisa;
• Proteínas – fundamentais como matéria-prima para o crescimento mas também para a permanente renovação dos milhões de células do nosso organismo.

Contudo, apesar de os cereais integrais serem uma excelente ajuda, a falta de exercício físico também pode aumentar a inércia matinal. Que tal começar o dia com o seu desporto preferido após um pequeno-almoço rico em cereais integrais?

Na verdade, um estilo de vida saudável – alimentação variada e a prática de actividade física – ajudam-no a estar mais bem disposto e com vitalidade para encarar o dia-a-dia! Seja activo, tome um bom pequeno-almoço e tenha um acordar mais enérgico!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.