É um dos mitos mais ouvidos na área da saúde: “Beber água à refeição engorda?”. A resposta é simples: não. A água não tem valor energético (quilocalorias, vulgo calorias) e, por isso, não contribui para o aumento de peso ou de massa gorda.

A ideia de que a água pode dificultar ou atrasar a digestão, e fazer com que os alimentos não sejam bem digeridos, não tem fundamento científico. Pelo contrário, uma boa hidratação é importante para que o organismo funcione adequadamente, incluindo o sistema digestivo.

A chave está, como habitual, na quantidade bebida. Naturalmente, e no pólo oposto, deve evitar-se o consumo excessivo de água de uma só vez (à refeição ou não), para prevenir desconforto abdominal.

Durante a refeição, beber um pouco de água pode ajudar na mastigação e deglutição dos alimentos, facilitando assim a digestão. Esta pequena ingestão pode até aumentar ligeiramente a sensação de saciedade, o que contribui para um melhor controlo da quantidade de comida consumida.

O aumento de peso e/ou massa gorda acontece pelo consumo excessivo de energia (calorias), seja pela comida quer pelas bebidas açucaradas ou alcoólicas. A água, por si, é nossa aliada: ajuda na regulação do organismo, na correta digestão e no controlo de porções.

Para contribuir para uma hidratação eficaz e confortável, uma boa prática será distribuir a ingestão de água ao longo do dia, em doses pequenas e regulares, e não apenas às refeições principais.

Um artigo de Margarida Sá, nutricionista nas Clínicas Leite.