Muito se fala de comida, nutrição e dietas.
Ele é para perder peso, ganhar músculo, prevenir doenças; ele é através de combinações e exclusões de
alimentos, de complexos vitamínicos, batidos, barras e saquetas, e outros substitutos de refeições. C
ontudo, é quando se começa a dissecar a nutrição e a substituir os alimentos por "diz que é uma espécie de comida" que a coisa se complica!

Eis, então, um resumo da mensagem que penso ser o "b-a-bá" a reter sobre alimentar-se bem.

Mantenhamos as coisas simples:

Mantenhamos as coisas simples:

1º Comamos comida!

Comidinha caseira, tipicamente mediterrânica, sentados à mesa, garfo e faca, em família se possível, como as nossas bisavós comiam - eu recuo
tanto porque para muitos a geração das mães e avós já está minada por refrigerantes, fritos rápidos e pseudopão-com-pseudochocolate...

Se comermos comida verdadeira, de modo variado e equilibrado, especialmente de origem local e de preferência biológica, e confeccionada com amor, não precisamos, de modo geral, de recorrer aos tais suplementos e afins, que não são baratos! Ah, com um bónus: a sua saúde agradece.

2. Comamos menos!

Como podemos assistir, todo o planeta está a ficar obeso, e qualquer dia saimos de órbita!:-)

Comer menos significa comer com consciência (mastigando devagar e saboreando), quando sente fome (e não por rotineira vontade de comer) e sem
voracidade (aliada muitas vezes à ansiedade acumulada e cronicamente mal resolvida), pois é importante conseguir identificar e dar a última garfada sem se sentir cheia/o.

3. Comamos sobretudo alimentos de origem vegetal!

A Roda dos Alimentos é 75% vegetariana: na prática basta uma refeição diária com carne ou peixe ou aves ou ovos (para quem os come de todo). Se temos 14 refeições de almoço e jantar por semana, 7 delas podem ser criativas combinações de cereais, leguminosas e deliciosos legumes e verduras - as hortícolas.

Boas refeições!

Texto da autoria da Nutricionista Dra. Madalena Muñoz
www.madalenamunoz.com | Consultório de Nutrição

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