A opção pela automedicação na busca de uma perda de peso rápida e eficaz é cada vez mais frequente. Para que não cometa o mesmo erro, conheça a alegada ação destas fórmulas e os casos em que podem estar contraindicadas, segundo Cristina Azevedo, farmacêutica. Estes são os ingredientes que devem merecer a sua particular atenção:
- Extrato de chá verde
Poderá ter «um efeito diurético devido à presença de cafeína e aumento do metabolismo das gorduras bem como inibição do apetite promovido pela cafeína e catequina», reconhece a especialista. Mas nem tudo são rosas, como refere a expressão popular. «Pode ocorrer agitação, arritmias, distúrbios do sono e alguns transtornos gastrointestinais (náuseas, vómitos, diarreias e flatulência)», adverte Cristina Azevedo. «Existem possíveis interações com anticoagulantes, contracetivos orais, antibióticos, antidepressivos e antipsicóticos», acrescenta a farmacêutica.
-Ácido linoleico conjugado
É outro dos ingredientes-estrela. «Atribui-se uma ação de redução da massa gorda armazenada no organismo em excesso por lipólise (degradação da gordura)», refere Cristina Azevedo. «Pode ocasionar reações adversas gastrointestinais como náuseas e diarreia. É recomendado algum cuidado em doentes com elevado risco de complicações cardiovasculares», salienta, contudo, a especialista.
- Laranja amarga
Associada a um maior gasto de calorias «por possuir atividade energizante e estimulante», também é muito procurada. «É possível a ocorrência de reações adversas como o aumento da pressão arterial e taquicardia sendo, por isso, necessária alguma precaução em utentes com elevado risco cardiovascular», avança a farmacêutica.
- Quitosano
Este ingrediente «impede a absorção das gorduras provenientes da dieta», realça Cristina Azevedo. «Embora raras, poderão ocorrer alterações gastrointestinais, como náuseas, flatulência, obstipação», refere, todavia.
- Crómio
«Está associado à inibição do apetite (em particular pelos açucares) e aumento de calorias queimadas», esclarece Cristina Azevedo. «As reações adversas mais frequentes são cefaleias, insónias,irritabilidade, alterações de humor e disfunções cognitivas», avisa, no entanto, a especialista
Veja na página seguinte: A cetona de framboesa será eficaz?
- Cetona de framboesa
Será eficaz? Depois de ter sido tema num dos episódios do programa de televisão «Dr. Oz», este componente ganhou fama mundial. O site oficial do programa esclarece que a investigação, realizada em ratos e in vitro, indica que estimula a produção de uma proteína (adiponectina) que regula o metabolismo dos lípidos. Contudo, ressalva que ainda «são necessários mais estudos detalhados para identificar o mecanismo» da sua atuação.
Os resultados «promissores» alcançados em cobaias e in vitro «nem sempre significam que tenha o mesmo efeito em humanos», adverte o médico Mehmet Oz. Para ver o plano de emagrecimento delineado por este médico, clique aqui.
Dieta e pílula
4 horas é o intervalo que deve existir entre a toma de um suplemento para emagrecer com complexos de fibras e a pílula, já que pode interferir na absorção deste contracetivo oral.
Texto: Nazaré Tocha com Cristina Azevedo (farmacêutica)
Comentários