Uma boa alimentação começa com escolhas inteligentes. Cozinhar de forma saudável é um desafio quando não dispmos dos alimentos certos na nossa cozinha ou dispensa.

O marketing da industria alimentar está desenhado para nos “obrigar” a comprar os seus alimentos, conseguindo-nos “controlar “ pela imagem e sensações que nos despertam.

Assim, torna-se importante dispormos de algum conhecimento e estarmos informados para não cometermos certos erros cada vez que fazemos compras no supermercado.

Hoje deixamo-vos 3 dicas para tornar as compras de comida mais saudáveis.

Faça uma lista de compras prévia e mantenha-se firme

Antes de ir ao supermercado comprometa-se a comprar apenas o que escreveu na sua lista.

Desta forma vai diminuir as hipóteses de ser apanhado pela publicidade das marcas de comida, e como sabemos que podem ser tão apelativas!

Os especialistas em marketing e publicidade são pagos exatamente para conseguirem captar a nossa atenção através da imagem. Estes profissionais estudam as nossas escolhas e decisões ao ponto de saberem que tem uma elevada taxa de êxito ao colocarem as bolachas e biscoitos perto do leite, já que a nossa cria uma associação entre os dois alimentos.

Quantos de nós é que fazemos uma lista de compras e saímos com o dobro das coisas?

Afaste-se da padaria

A padaria é uma armadilha! Esta secção e todos estes corredores são preenchidos com alimentos açucarados, processados, enriquecidos de forma a tornarem-se mais atraentes para o nosso olfato e paladar.

Mais uma vez o marketing tem um papel fundamental. Na maioria das disposições dos supermercados a padaria aparece depois dos vegetais e frutas, pela simples razão de que depois de fazer algumas escolhas mais saudáveis está mais à vontade para tomar más decisões.

“Já comprei alguma fruta portanto também posso levar aqueles croissaints”. Não caia neste erro!

Aprenda a ler os rótulos dos alimentos

Aprender a ler os rótulos nutricionais das embalagens dos alimentos é um factor chave para realizar escolhas mais saudáveis.

É importante saber que em destaque no rótulo  aparece a quantidade de calorias, gordura, proteína e hidratos de carbono por porção e não por 100g o que nos pode levar a sermos enganados.

Verifique se o rótulo tem palavras como "hidrogenado" ou "parcialmente hidrogenado" na lista de ingredientes. Estas são as piores gorduras e que deve evitar a todo o custo.

Leia atentamente o rótulo de qualquer alimento que afirma que é um produto para perda de peso. Mesmo quando estas palavras são usadas, os alimentos em questão podem não ser uma escolha saudável.

Estes são apenas alguns dos truques de marketing utilizados pelas grandes marcas com o objetivo de nos levar a comprar mais e mais coisas.

Quando temos um país cada vez mais obeso, onde os nossos jovens sofrem de problemas de peso cada vez mais cedo, torna-se imperativo tomar uma posição e começar a realizar melhores escolhas para a nossa saúde