O surto de covid-19 na vila de Redondo, no distrito de Évora, que infetou cerca de 20 pessoas da comunidade, está controlado e os serviços municipais de atendimento reabriram esta semana, disse hoje o autarca.
Os casos de reinfeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 são raros mas possíveis, confirmando-se atualmente cinco a nível mundial, e lançam um conjunto de dúvidas sobre o novo coronavírus e sobre a imunidade por exposição.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, três casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel e uma recuperação no Pico, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A Europa colocou, nas últimas semanas, restrições adicionais para tentar combater o aumento do número de infeções e de mortes por covid-19 numa altura em que o número de mortos em todo o mundo já ultrapassa 1,8 milhões.
Portugal registou até agora 2.110 mortes associadas à COVID-19. Nas últimas 24 horas, contabilizaram-se mais 549 recuperados. Os dados constam do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) publicado hoje.
Os Países Baixos registaram a primeira morte no mundo de uma pessoa contagiada pela segunda vez pelo SARS-CoV-2, uma mulher holandesa de 89 anos, que também sofria de uma forma rara de cancro de medula óssea.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) vê como “muito positivo” o reforço do financiamento dos cuidados de saúde primários e a contratação de mais profissionais de saúde, medidas que constam da proposta de lei do Orçamento do Estado.
O surto em embarcações de pesca de longo curso acostadas para reparação nos Estaleiros Navais de Peniche (ENP) aumentou de 20 para 30 infetados, depois de conhecidos os resultados à covid-19, disse hoje fonte da empresa.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.081.902 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou hoje que a Europa registou mais de 700.000 novas infeções pelo novo coronavírus na semana passada, o número mais alto desde o início da atual crise pandémica.
A Obstetrícia e Ginecologia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) retomou hoje a sua “habitual atividade de internamento”, suspensa na quarta-feira passada, quando uma médica do serviço testou positivo para a covid-19.
O Santuário de Fátima fez um balanço positivo da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro, que hoje termina, durante a qual não foi atingido o limite de 6.000 peregrinos que tinha sido estipulado.
As condições de sobrelotação e falta de higiene a que “as autoridades venezuelanas submetem” os quase 130 mil migrantes que voltaram ao país leva ao aumento da transmissão do novo coronavírus, denunciou hoje a Human Rights Watch (HRW).
Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) salientam, num estudo exploratório, a necessidade de os doentes renais crónicos terem "apoio psicológico de suporte" durante a pandemia, por forma a evitar riscos de infeção.
Os países da União Europeia (UE) comprometeram-se hoje a só adotar restrições à circulação no espaço comunitário, no âmbito da covid-19, desde que sejam “proporcionais e não discriminatórias”, devendo também ser levantadas logo que possível, anunciou o Conselho.
A Rússia registou 244 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde desde o início da epidemia do novo coronavírus no país, que enfrenta agora uma nova onda de infeções do vírus.
África registou nas últimas 24 horas mais 201 mortes devido à covid-19, para um total de 38.597, havendo 1.584.484 infetados, mais 6.840, segundo os últimos dados relativos à pandemia no continente.
Israel já ultrapassou as 2.000 mortes devido à covid-19, num momento em que o país permanece confinado pela quarta semana para conter o surto do novo coronavírus.
O grupo farmacêutivo Johnson & Johnson anunciou hoje a interrupção dos ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 por um dos participantes ter ficado doente.
A Índia registou 706 mortos e 55.342 infetados com covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo de casos desde 10 de agosto, anunciaram hoje as autoridades indianas.
As autoridades da cidade portuária de Qingdao, no leste da China, disseram hoje que testaram já três milhões de pessoas para o novo coronavírus, após o primeiro surto local no país asiático em quase dois meses.
O número de bebés nascidos em Portugal nos primeiros nove meses deste ano baixou 1,2% em relação ao mesmo período de 2019, totalizando 64.390, segundo dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido como “teste do pezinho”.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu hoje que está para “muito breve” a emissão de uma informação de pormenor para profissionais de saúde e população em geral sobre a aplicação e utilização de testes rápidos para a covid-19.
O risco de transmissão do novo coronavírus, responsável pela covid-19, da mãe para o recém-nascido é muito baixo se forem asseguradas as medidas básicas de segurança sanitária, concluiu um estudo hoje divulgado.