O Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, vai criar o primeiro insectário de alta segurança da Península Ibérica, permitindo infetar mosquitos com malária humana sem risco para os cientistas ou para o ambiente.
O Comité da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência está preocupado por o Código de Processo Penal português declarar inimputáveis as pessoas com deficiência psicossocial que cometem um crime e pede que seja retirado o critério de perigosidade.
A potencial vacina para a malária em desenvolvimento no Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, poderá começar a ser testada em humanos no início de 2017, afirmou o cientista que lidera o projeto de investigação.
Mais de 8.300 pessoas assinaram a petição pública pela despenalização da morte assistida, que esta terça-feira é entregue ao Presidente da Assembleia da República, segundo os proponentes da iniciativa.
O cientista Miguel Prudêncio defende que nunca houve tanto investimento na investigação do paludismo, o que permite "imaginar um mundo sem malária", mas afirmou que não está para breve uma vacina eficaz contra a doença.
Um em cada dez portugueses com mais de 65 anos sofre de arritmia cardíaca, potencialmente causadora de AVC, sendo que mais de um terço desconhece ter a doença e a grande maioria está mal medicada, revela um estudo.
Todas as regiões do país apresentam esta terça-feira risco ‘Muito Alto’ e ‘Alto’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta terça-feira que a epidemia do Zika no Brasil, onde foram notificados mais de um milhão de infeções, "está claramente" a regredir.
Milhares de crianças angolanas estão em risco de contrair doenças preveníveis pela vacinação, porque Angola enfrenta no atual momento dificuldades económicas, lamentou, em comunicado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Angola registou nos dois primeiros meses deste ano mais de mil mortes pela malária, em mais de 500 mil casos, informaram esta segunda-feira as autoridades sanitárias do país.
A esmagadora maioria dos médicos afetos ao Sindicato Independente admite recusar a prestação de trabalho extraordinário se o Governo não repuser os pagamentos cortados desde 2013.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) determinou a suspensão da atividade de restauração em quatro lares de idosos, na sequência de uma fiscalização durante a qual instaurou 18 processos.
O parlamento aprovou hoje por unanimidade três projetos de resolução que pedem ao Governo um plano estratégico que implemente mais rastreios a doenças oncológicas.
O Governo quer criar um novo regime jurídico, “mais flexível e abrangente”, para a proteção dos cidadãos com incapacidade mental ou física, visando “uma maior preservação da sua autonomia”, anunciou hoje o Ministério da Justiça.
O tratamento de sangue com raios ultravioleta e vitamina B pode reduzir significativamente o risco da transmissão da malária por transfusão de sangue, especialmente em países que não dispõem dos melhores meios de controle, revela um estudo publicado esta sexta-feira.
Nos dias 19 de maio e 2 de junho, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove uma ação de formação certificada na temática da “Sexualidade, Fertilidade e Cancro” dirigida a profissionais de saúde.
Os rótulos da carne de suíno, ovino, caprino e aves vão passar a ter de identificar o país de origem ou local de proveniência, bem como substâncias que possam causar alergias, segundo um diploma aprovado no Conselho de Ministros.
Dezoito pessoas morreram e outras 14 foram hospitalizadas após consumirem água supostamente envenenada de um poço no distrito de Muazana, na província de Sofala, no centro de Moçambique.
A reabilitação respiratória é uma componente fundamental no tratamento do doente respiratório crónico. Saiba como e porquê. Um artigo do médico pneumologista António Carvalheira Santos.
A desnutrição continua a ser um importante problema de saúde entre a população da Coreia do Norte. A seca no ano passado reduziu as colheitas e minou a autonomia agrícola do país, garante um novo relatório da Organização das Nações Unidas.
Duas em cada três crianças com cancro vão sobreviver cinco ou mais anos após o fim dos tratamentos, mas os sobreviventes de uma neoplasia pediátrica têm um risco seis vezes mais elevado de desenvolver um segundo cancro.
Quase um quinto das crianças em todo o mundo está excluída da vacinação de rotina para doenças evitáveis como a difteria, a tosse convulsa ou o tétano, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), enquanto Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (PFN/EU-OSHA) apresentou esta semana a nova campanha europeia "Locais de trabalho saudáveis para todas as idades".