Duas palestras e 18 workshops compõem o programa do Mindshake - Semana do Pensamento Criativo, que teve hoje o seu início no Porto, focado em “ginasticar a mente” de forma mais prática do que eventos de partilha de ideias do tipo TEDx.

“Temos sessão de abertura e de fecho, mas a ideia é ser uma semana mais prática, com workshops para ginasticar, digamos assim, a mente e conhecer formas de utilizar esses métodos”, disse à agência Lusa Paula Silva, da organização do evento.

A primeira edição do Mindshake é organizada pela Na’Mente, empresa de consultoria e formação em pensamento criativo, e vai decorrer até sexta-feira no Palácio das Artes.

“A criatividade – que tantos autores consideram como a ‘nova’ força motriz da sociedade da informação e do conhecimento – pode ser comparada a um músculo: todos nascemos com ela, mas nem todos a estimulamos para que se torne forte e saudável”, salienta a organização, na apresentação do evento.

A Semana do Pensamento Criativo vai abrir com uma palestra de Juan Rodrigo, especialista espanhol de criatividade, e um “triálogo” entre Angélica Sátiro, diretora da Casa Creativa, em Barcelona, Pedro Vieira, da Lifetraining, e Katja Tschimmel, diretora artística do Mindshake.

Paralelamente, vão acontecer durante a semana “experiências de degustação, musicais e visuais lideradas pela equipa multidisciplinar de ‘mindshakers’ (formadores) provenientes de diferentes sectores das indústrias criativas”.

Cerca de 50 pessoas já confirmaram a sua presença no evento, adquirindo “pacotes” de três a seis workshops à escolha, que estão a ser vendidos até domingo por valores entre os 270 e os 630 euros.

“O Mindshake não tem qualquer tipo de patrocínio”, salientou Paula Silva, referindo que, para permitir aos interessados o acesso a workshops “a preço mais competitivo”, foram leiloados na semana passada no Facebook cinco inscrições.

Segundo a organizadora, foi feito um leilão por dia, tendo o ingresso no workshop sido atribuído a quem licitou o valor mais alto.

04 de julho de 2011

Fonte: Lusa