Em Shangzu, uma cidade no oeste da China, onze pessoas morreram e 120 foram hospitalizadas por ingerirem vinagre contaminado. A causa desta contaminação deve-se ao líquido ingerido ser proveniente de recipientes previamente utilizados para armazenar anticongelante tóxico.

Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, o número de vítimas poderá aumentar uma vez que o estado de saúde das pessoas internadas é, neste momento, crítico.

 O elevado índice de contaminação é associado, pelas autoridades chinesas, ao Ramadão, mês durante o qual os muçulmanos (em maioria naquela região chinesa) jejuam durante todo o dia e reúnem-se à noite em grupos para comerem as suas refeições.

As primeiras análises, reveladas pelas autoridades, apontam, como causa das intoxicações alimentares e envenenamento, o éter “etilenglicol” (líquido incolor e com sabor ligeiramente doce).

Além de ser usado como anticongelante dos motores, o éter “etilenglicol” é uma substância química utilizada para fabricar diluentes de pintura e materiais de impressão.

22 de agosto de 2011

@SAPO