Em causa está uma USF que a 18 de março passado, aquando da visita a Valongo, distrito do Porto, do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, foi adjetivada de "a melhor do país" graças aos prémios e certificados conseguidos ao longo dos anos.

Hoje, em comunicado, a ARS/Norte faz saber que esta unidade de saúde obteve o nível "Ótimo" de acreditação com o Modelo Nacional de Acreditação em Saúde do Ministério da Saúde/Direção-Geral da Saúde, segundo o modelo da Agencia Calidad Sanitaria Andalucia (ACSA).

"Tendo-se, desta forma, tornado na primeira Unidade de Cuidados de Saúde Primários a obter este nível de Acreditação em Portugal, Espanha e nos países que utilizam este Modelo ACSA", indica a nota da ARS/Norte.

A USF de Valongo iniciou a sua atividade em setembro de 2006, tendo iniciado o primeiro processo de acreditação em setembro 2009 e concluído em 2010.

Em 2011 esta unidade venceu o primeiro Prémio Saúde Sustentável em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e em 2014 venceu o Prémio Kaizen Lean "Excelência no Setor da Saúde".

Já em 2015 a USF de Valongo, que é coordenada por Margarida Aguiar, tendo oito médicos, igual número de enfermeiros e seis secretárias clínicas para cerca de 15.200 utentes, iniciou novo processo de acreditação que concluiu com nível "Bom", também de acordo com a nota da ARS/Norte.

"Ao longo dos quase dez anos de exercício, a equipa da USF Valongo tem vindo a conseguir desenvolver um percurso rumo à excelência, o qual se deve, essencialmente, à motivação de toda a equipa que a constitui", lê-se no comunicado.

A ARS/Norte atribui estes resultados à "complementaridade de funções, união em torno de objetivos comuns, persistência, criatividade e o apostar nas diferenças existentes entre todos que vão potenciando o crescimento na vertente da Qualidade Global".

"De referir, ainda, que esta USF orienta a sua ação para os resultados numa estrutura de governação clínica eficiente e sempre focada no cidadão", conclui a nota.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.