
Das 24 marcas analisadas, todas vendidas no Reino Unido e algumas comercializadas em Portugal, cinco não tinha vestígios de baunilha, natas ou leite fresco, e apenas metade continha os três elementos fundamentais.
A análise daquele organismo revela que as natas e o leite são substituídos por leite desnatado seco ou proteína de soro do leite e a baunilha por aroma artificial, escreve o jornal britânico The Guardian.
Segundo a associação "Which?", o gelado de baunilha é feito a partir da junção de leite fresco, natas e baunilha.
Alguns dos produtos à venda no mercado continha apenas parte dos ingredientes. Veja a tabela (em inglês):

Outros produtos não continham nenhum dos ingredientes. Veja a tabela (em inglês):

A análise encontrou ainda nos falsos gelados de baunilha outros produtos como óleo de palma, leite de coco e água.
"Para as pessoas que procuram um sabor de gelado mais autêntico ou que querem evitar certos ingredientes, como óleo de palma e leite de coco, aconselhamos que verifiquem a lista de ingredientes e que procurem estes três ingredientes fundamentais: baunilha natural, natas e leite fresco", explicou um porta-voz da "Which?" em declarações ao referido jornal.
Cerca de 75% da produção mundial de baunilha está concentrada em Madagáscar, ilha que sofreu este ano vários fenómenos atmosféricos que destruíram grande parte das plantações daquela especiaria.
A baunilha tornou-se em 2018 o segundo ingrediente de culinária mais caro do mundo a seguir ao açafrão.
De acordo com o mesmo jornal, o preço da baunilha já está acima do valor da prata, sendo vendida a 486 euros o quilo no Reino Unido.
Comentários