Aos 19 anos, Kate Grant tornou-se a primeira pessoa com trissomia 21 a ganhar um concurso de beleza a nível mundial, conseguindo bater 40 candidatas do mundo inteiro no "Teen Ultimate Beauty of the World", realizado em Portadown, na Irlanda do Norte.

O concurso anual é aberto a todas as pessoas, independentemente da altura, peso ou estado civil.

As desigualdades entre ricos e pobres também podem ser vistas do céu
As desigualdades entre ricos e pobres também podem ser vistas do céu
Ver artigo

O certame pretende apoiar a diversidade e divide-se em três categorias: crianças, adolescentes e maiores de 20 anos.

Antes de vencer este concurso, Kate Grant só tinha desfilado na Semana de Moda de Belfast e fotografado para algumas marcas de roupa locais.

"O meu sonho tornou-se realidade. Esse sonho era ter uma hipótese de inspirar jovens com síndrome de Down e outras necessidades especiais a acreditarem em si próprios", disse a própria no seu discurso de vitória.

Sonho irrealista?

Tudo mudou quando a mãe, Deirdre Grant, publicou no Facebook uma foto da filha vestida para o Baile de Finalistas. Na publicação, a progenitora questionava-se se seria um sonho irrealista imaginar no futuro a filha a trabalhar como manequim.

A publicação foi partilhada mais de 20 mil vezes e vista pelo diretor de moda Taylor-Rae Hamilton, que convidou a jovem para participar naquele concurso de moda.

Ao tablóide britânico The Sun, a progenitora explicou que os médicos sempre lhe disseram que a menina nunca iria aprender a ler ou a falar.

"Lembrei-me desse médico quando ela fez o seu discurso de agradecimento em cima do palco, no qual falou nas suas esperanças numa sociedade inclusiva, na qual as pessoas como ela são tratadas de igual forma", recorda emocionada.

A vitória permitirá a Kate Grant fazer sessões fotográficas durante um ano, ser capa de várias revistas e, na próxima edição, integrar o júri do concurso e ser mentora de outras jovens com o mesmo sonho.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.