A comemorar a 2ª edição, o Dia Mundial de Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos (NET) tem como objetivos aumentar a consciencialização para este tipo de tumores, alertando também para a necessidade de diagnóstico precoce e tratamento e dar esperança aos doentes, cuidadores e familiares.

Sabemos que, atualmente, mais de 50 por cento dos doentes NET são diagnosticados tardia e incorretamente. Na maior parte das vezes, o diagnóstico correto surge com os primeiros sinais de progressão da doença (metastização), decorrendo daqui a necessidade de um melhor conhecimento deste tipo de tumores.

Desta forma, e ao longo do próximo dia 10 de Novembro, vários doentes e profissionais de saúde - da Austrália à Europa, passando pela América do Norte - estarão em direto em www.netcancerday.org através da partilha de diversas ações de comunicação e vídeos relativos aos NET. Para além disso, decorrerá também uma campanha no Facebook - em https://www.facebook.com/netcancerday - na qual se poderá participar através das ações "Like" e "Think Zebra" (mascote da campanha).

Em Portugal, esta iniciativa conta novamente com a adesão do Grupo de Estudos dos Tumores Neuroendócrinos (GE-TNE) da SPEDM (Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo) – criado com o intuito de otimizar a deteção e terapêutica deste tipo de tumores e que, ao associar-se a esta acão, tem como objetivo alertar para esta patologia de tão difícil diagnóstico.

Atividades do Dia Mundial de Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos
Para além da viagem virtual, o Dia Mundial de Sensibiização para os Tumores Neuroendócrinos será marcado de inúmeras formas, incluindo: caminhadas de consciencialização (Canadá e EUA); distribuição de informação em hospitais e centros comerciais (Bulgária); colocação de uma bandeira no Capitólio (EUA); divulgação de vídeos (Suécia, Holanda e EUA); conferências de sensibilização e eventos informativos (França, Austrália e Alemanha); e reuniões conjuntas entre doentes e médicos especialistas (Reino Unido e Noruega).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.