11 de julho de 2013 - 07h27
Três distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo e as zonas montanhosas da Madeira a laranja devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, as zonas montanhosas da Madeira e o distrito do Funchal vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 05:00 de hoje e as 23:59 de sexta-feira devido ao tempo quente.
Também por causa do calor, o IPMA colocou sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda entre as 05:00 e as 20:59 de hoje.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta amarelo de calor para  os distritos de Vila Real e Bragança devido às elevadas temperaturas, que podem ter efeitos nocivos na saúde. A DGS alerta, na sua página na Internet, que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, “pode produzir efeitos negativos na saúde humana”.
Risco de exposição aos raios ultravioletas
Todo o território nacional, com exceção das regiões do Porto, Braga e Viana do Castelo, apresenta hoje risco extremo e muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o IPMA.
A região do Funchal e a ilha do Porto Santo apresentam risco extremo enquanto o resto do país está com valores muito altos. No caso do Funchal e do Porto Santo, que apresenta risco extremo, o IPMA aconselha a população daquela região a evitar o mais possível a exposição ao sol.
Quanto ao risco muito alto de exposição à radiação UV, aconselha-se a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol. 
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado por nuvens baixas no litoral oeste em especial até ao final da manhã e para o final do dia, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco.
Está também previsto aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior Norte com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, vento em geral fraco do quadrante oeste.
A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida das temperaturas mínima e máxima, mais significativa na região sul.
Na Madeira prevê-se céu limpo e vento fraco e nos Açores esperam-se períodos de céu muito nublado e vento fraco.
Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Faro prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto 23 graus, em Castelo do Branco e Bragança 34, em Portalegre 32, em Évora e Beja 33, em Vila Real 36, na Guarda 31, no Funchal 28, em Ponta Delgada 23, em Angra do Heroísmo 24 e em Santa Cruz das Flores 25.
Lusa