Cumprindo o sonho de Terry Fox, jovem canadiano que atravessou o país a pé com o intuito de angariar fundos para a investigação na área do cancro, foram hoje atribuídas duas novas bolsas a cientistas portugueses, no valor de 30 mil euros. Desta feita, a distinção foi para trabalhos a desenvolver no âmbito do transplante de medula óssea, recorrente em linfomas não-Hodgkin e para o estudo da relação entre as alterações centrossomais e a pior evolução do cancro da mama.

Depois do apoio e solidariedade demonstrados na última edição da Corrida Terry Fox Portugal, em maio de 2011, Nelson Rosado e Rosa Mota participaram numa nova etapa desta iniciativa, e estiveram presentes na cerimónia de entrega de bolsas, organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional Sul, no IPO de Lisboa.

João Lacerda, do Hospital de Santa Maria e Sofia Braga, do Instituto Gulbenkian de Ciência, são os investigadores cujos projetos foram eleitos para esta edição, apresentando, respetivamente, os temas “Impact of celular therapy with CMV – specific CD4+ and CD8+ T cells following unrelated hamtopoietic stem cell transplantation” e “The predictive power and mechanism of centrosome alteration in breast cancer and their possible therapeutic application”.

O evento, no qual foram atribuídas as bolsas individuais de 15 mil euros, resultantes dos fundos angariados na XVI Corrida Terry Fox Portugal, em maio de 2011, contou ainda com a  presença de Sua Excelência Heidi Kutz, Embaixadora do Canadá, de Manuela Rilvas, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) - Núcleo Regional Sul, do Prof. Tavares de Castro e do Prof. Jorge Soares.

A XVII edição da Corrida Terry Fox Portugal, organizada pela LPCC – Núcleo Regional Sul, irá realizar-se a 12 de maio, com partida marcada para as 11h00, no Parque das Nações. As inscrições poderão ser feitas a partir as 09h30.

8 de março de 2012

@Guess What