
Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso entre as 11:00 e as 20:00 de hoje.
O 'aviso amarelo' é o terceiro menos grave de uma escala de três e indica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia.
De acordo com informação disponível no ‘site’, o IPMA prevê para hoje aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, mais prováveis durante a tarde nas regiões do Norte e Centro, e pequena descida da temperatura máxima.
O vento soprará fraco e haverá neblina ou nevoeiro matinal. As temperaturas máximas vão oscilar entre os 21º Celsius na Guarda e os 29º em Santarém.
Raios UV perigosos
Seis distritos de Portugal continental, o arquipélago da Madeira e as ilhas açorianas de S. Miguel e Faial apresentam hoje um risco de exposição a radiação ultravioleta (UV) ´muito elevado’, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O restante território está sujeito a um risco ‘elevado’, com exceção da ilha das Flores, nos Açores, onde o risco é moderado.
Para as regiões com risco 'muito elevado' e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').
Comentários