A Green Innovations junta-se, assim, à Portugal Ventures e à Critical Ventures como principais acionistas da Coimbra Genomics, refere a 'startup' em comunicado.

A ELSIE é uma ferramenta de 'software' de apoio à decisão clínica com base na sequenciação completa dos genomas dos doentes.

Através de uma plataforma simples de usar e de um sistema desenvolvido em colaboração com os médicos e laboratórios de genética, são produzidos diagnósticos e prognósticos mais personalizados, sendo os tratamentos e as prescrições ajustados mediante a informação genómica do doente, de uma forma eficiente e segura, lê-se no comunicado.

O presidente-executivo da Coimbra Genomics, Bruno Soares, explicou que a entrada na estrutura acionista por parte da Green Innovations “é mais um passo no caminho de desenvolvimento comercial, com o objetivo último de tornar a ELSIE a plataforma líder mundial em levar informação fiável de natureza genómica ao médico, sempre que esta for precisa para ajudar na melhoria dos cuidados de saúde dos seus doentes”.

Já o novo presidente da empresa, Carlos Faro, acredita que “a CBRA Genomics oferece algo único”: “Esperamos realizar todo o nosso potencial e aumentar a força da nossa marca através da expansão comercial do nosso negócio. Este será o nosso principal foco estratégico e operacional para 2018”.

O presidente-executivo da Portugal Ventures, Celso Guedes de Carvalho, por sua vez, advertiu para o facto de se continuar a assistir a “uma enorme escassez de investidores” na área das ciências da vida face ao potencial do ecossistema português, pelo que se congratulou com este investimento.

A Coimbra Genomics, uma 'startup' portuguesa que quer trazer a medicina individualizada para o ambiente de trabalho de todos os médicos, desenvolveu e comercializa a plataforma digital simples ELSIE que está em utilização na Alemanha, Finlândia, Brasil e em Portugal.

A Green Innovations é, por seu turno, um investidor de impacto global, especializado em projetos de larga escala e a longo prazo que trazem soluções para alguns dos desafios mais complexos a nível mundial, tendo na sua carteira empresas da área das tecnologias verdes, biotecnologia, agricultura, imobiliário, água, energia, telecomunicações e educação.