A linha de apoio do Serviço Nacional de Saúde, o SNS 24, vai reativar o serviço especializado de apoio a idosos, três anos depois do mesmo serviço ter sido descontinuado.

A partir de dezembro, esta linha vai contactar cerca de 65 mil idosos de dois agrupamentos de saúde – um no Norte e outro em Lisboa e Vale do Tejo.

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Os cidadãos identificados como "vulneráveis" serão convidados a participar no programa do SNS e passarão a ter um acompanhamento telefónico semanal.

"Haverá um acompanhamento telefónico regular dos idosos" que articularão contacto com as forças de segurança e outras redes de intervenção caso identifiquem uma necessidade especifica, explica ao jornal Público Micaela Monteiro, responsável pela iniciativa.

Avaliar riscos

"Ao longo do projeto serão utilizados instrumentos de avaliação que permitirão sinalizar necessidades e riscos individuais do idoso. Possibilitarão, assim, uma intervenção dirigida e personalizada", esclarece a responsável.

A linha sénior foi criada em 2004 e chegou a fazer contactos quinzenais com mais de 20 mil idosos.

Em dezembro de 2015 esta mesma linha foi suspensa, com a Direção-Geral da Saúde a alegar que os recursos alocados eram necessários para fazer frente à procura da Linha 24 devido a um surto de gripe.

Ao contrário do que acontecerá nesta “nova” linha sénior, nesta primeira versão eram os idosos que iniciavam o contacto com o ‘call center’ do SNS a pedir acompanhamento.