"O ‘stock’ de vacinas é mais do que suficiente", afirmou Fernando Araújo, em declarações aos jornalistas, em Pombal, distrito de Leiria, à margem de uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde Oral.

O governante disse que o número de vacinas de sarampo existentes em Portugal foi revisto na segunda-feira entre a tutela, as diversas administrações regionais de saúde e a Direção-Geral de Saúde (DGS) e existe "em número suficiente" quer nos centros de saúde, quer nos hospitais.

Estes são os 12 vírus mais letais do mundo
Estes são os 12 vírus mais letais do mundo
Ver artigo

"Nesse aspeto estamos perfeitamente descansados e as pessoas podem estar confiantes que se for necessário, se for indicado, terão seguramente a vacina, que é gratuita, que é segura, e que defende os próprios, os seus mais próximos e a comunidade", frisou Fernando Araújo.

O último balanço do número de casos de sarampo confirmados em Portugal pela DGS apontava para 53, de um total de 145 situações suspeitas.

"Até às 19:00 do dia 19 de março de 2018 foram reportados 145 casos suspeitos de sarampo, a maioria dos quais com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto", segundo a informação divulgada na noite de segunda-feira por aquela entidade.

53 casos confirmados

Dos 145 casos reportados, 53 foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e 51 foram informados.

Dos 53 casos agora confirmados, todos adultos, um pertence à região centro, embora com ligação ao surto que decorre na região norte.

Há ainda um conjunto de 41 casos a aguardar resultado laboratorial.

De acordo com o comunicado, estavam internados cinco doentes, com situação clínica estável.