Ciberbullying, fake news e suícidio são alguns dos temas que vão dominar as atenções dos 1.700 especialistas aguardados no quarto congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

O maior evento de divulgação da psicologia em Portugal vai realizar-se de 12 a 15 de setembro, no Fórum Braga, onde são esperados participantes de mais de 20 nacionalidades.

15 coisas que tem de saber para não enlouquecer
15 coisas que tem de saber para não enlouquecer
Ver artigo

"O evento contará com oradores de reconhecido valor nacional e internacional que transmitirão o que melhor se faz na psicologia em Portugal e no mundo", explica a organização do congresso em comunicado.

"A internet e sua influência na saúde mental será um dos temas em destaque no evento, dada a sua importância crescente na sociedade", acrescenta a nota.

Alguns dos destaques

David Daniel Ebert, da Society for Research on Internet Interventions (ISRII), dos Estados Unidos, vai mostrar os resultados da eficácia das intervenções em saúde baseadas na internet e em dispositivos móveis (IMIs).

No jogo online que Sander Van Der Linden, da Universidade de Cambridge, vai mostrar, os participantes ganham medalhas por aprenderem tácticas contra falsas notícias, como polarização, uso de emoções e disseminação de teorias de conspiração.

Daniel Dodgen, da norte-americana Division for At-Risk Individuals, Behavioral Health and Community Resilience, abordará como a psicologia pode ajudar a prevenir e a criar resiliência contra desastres como os fogos que assolaram Portugal no ano passado.

Jorge Silvério, psicólogo da Federação Portuguesa de Futsal e da seleção campeã europeia na modalidade, comunicará sobre como a tenacidade pode ajudar no rendimento desportivo e servir de modelo para outras áreas.