A Cruz Vermelha Portuguesa e a Cruz Vermelha Espanhola reúnem-se, hoje, em Évora, para debater a qualidade de vida na terceira idade e o processo activo de envelhecimento. Este encontro transfronteiriço tem o objectivo de promover a troca de experiências e as boas práticas no apoio a séniores e à sua integração activa na sociedade.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, o número de idosos (mais de 65 anos), em Portugal é aproximadamente 1.950 mil. Calcula-se que, até 2050, o número de idosos deverá ser cerca de três milhões. Neste sentido, é importante criar bases sólidas que permitam levar a cabo as melhores políticas públicas de apoio à terceira idade e ao envelhecimento saudável da população.
Luís Barbosa, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, determina que “a esperança média de vida em Portugal e Espanha é de cerca de 80 anos, uma das maiores da Europa. As Sociedades da Cruz Vermelha Espanhola e Portuguesa há vários anos que desenvolvem programas de promoção de autonomia individual e de combate ao isolamento, através do serviço de teleassistência, transporte adaptado, academias, voluntariado de proximidade, apoio domiciliário e centros de dia. O estreitamente de laços entre a Cruz Vermelha nas regiões da Extremadura e do Alentejo tem vindo a permitir a partilha de boas práticas na promoção do envelhecimento saudável.”
«As políticas públicas no envelhecimento», as «Boas práticas da CVP para o envelhecimento activo» e «O Sistema público de cuidados continuados” são alguns dos temas que vão estar em debate neste seminário que decorrerá hoje no Palácio D. Manuel, em Évora.
25 de Novembro de 2010
Fonte: Multicom
Comentários