Segundo a ARS-Norte, estes serviços, que passaram a estar disponíveis junto das equipas de saúde familiar, “vão evitar deslocações desnecessárias, dispendiosas, especialmente para as pessoas mais carenciadas, e penosas para as pessoas de idade mais avançada e/ou mais vulneráveis”.

10 coisas que sempre quis perguntar ao dentista (mas teve vergonha)
10 coisas que sempre quis perguntar ao dentista (mas teve vergonha)
Ver artigo

A administração referiu que, através do programa para a saúde, o atual Governo estabeleceu "como prioridade expandir e melhorar a capacidade de resposta da rede dos cuidados de saúde primários, designadamente, pela via da ampliação da cobertura do Serviço Nacional de Saúde na área da saúde oral".

A experiência piloto começou em 2016 em 13 centros de saúde e foi alargada a 66 gabinetes de saúde oral nos cuidados de saúde primários em todo o país.

Quando Adalberto Campos Fernandes titulava a pasta da Saúde, a intenção do Governo era criar pelo menos um gabinete de saúde oral por agrupamento de centros de saúde até final da legislatura.

Como é a higiene dentária dos portugueses?

O terceiro Barómetro da Saúde Oral, da Ordem dos Médicos Dentistas, concluiu que, apesar da grande maioria dos portugueses afirmar ter bons hábitos de higiene oral no que à escovagem de dentes diz respeito (97,8%), apenas 30,1% utiliza fio dentário e apenas 54,3% completa a sua rotina com o uso de elixir.

Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), a primeira consulta num dentista deverá ser realizada a partir do momento em que os primeiros dentes temporários surgem ou, no máximo, até ao bebé completar o primeiro ano de vida. Posteriormente, a criança deverá ser observada a cada seis meses, diminuindo o período para três meses em situações de elevado risco de cárie.