A Unidade de Neurossonologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) foi distinguida como Centro de Referência Europeu de Neurossonologia, tendo cumprido todos os critérios do ponto de vista assistencial, formativo e científico para pertencer à Network of European Reference Centers in Neurosonology (ERNsono) da "European Academy of Neurology" e da "European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics".

10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
Ver artigo

Esta é das primeiras unidadescom certificação a nível europeu e a primeira em território nacional. A Neurossonologia é a subespecialidade da Neurologia que se dedica à utilização do ultrassom para o diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas com o Sistema Nervoso.

Para esta distinção, foram considerados importantes fatores de seleção, "não só o volume e a diferenciação de exames, mas também os profissionais acreditados, a Unidade estar inserida em Serviço de Neurologia Clínica, bem como o cumprimento de critérios relativos à atividade formativa e científica, incluindo colaboração em projetos de investigação internacionais e à realização de atividades formativas internacionais", sintetiza Elsa Azevedo, coordenadora da Unidade de Neurossonologia do CHSJ.

"Diariamente estudamos doentes de todos os Serviços do Hospital", explica a médica, "com destaque para os casos de doença vascular cerebral isquémica e de hemorragia subaracnoideia", bem como doentes enviados de outros hospitais da região norte.

Esta certificação internacional prende-se não apenas com atividade assistencial da Unidade, mas também com a atividade formativa e de investigação. "Neste âmbito, a nossa Unidade acolhe consecutivamente médicos em formação, geralmente internos de formação específica em Neurologia ou mesmo jovens especialistas a fazer diferenciação em Neurossonologia", esclarece a professora.

"Todos os anos participamos no Curso de Neurossonologia da Sociedade Portuguesa de Neurossonologia e participamos também, desde há muitos anos, em cursos internacionais promovidos pela European Academy of Neurology e pela European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics", acrescenta.

O médico e professor Pedro Castro, que pertence à mesma Unidade, destaca a importância da atividade investigacional que tem sido desenvolvida ao longo dos anos pela Unidade de Neurossonologia, tanto num quadro local como internacional. "Fazemos parte de redes de investigação internacionais, com quem partilhamos os nossos dados e experiências, implementando estudos colaborativos com outros centros de referência, bem como colaborações com instituições internacionais de ensino, como é o caso da Universidade de Harvard", comenta.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.