De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera começou às 03:50 de hoje (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte.

Na Região Autónoma dos Açores o equinócio da primavera ocorreu às 02:50 (mais uma hora em Lisboa). 

3 milhões de portugueses não adoram a primavera e vivem agarrados a lenços de papel
3 milhões de portugueses não adoram a primavera e vivem agarrados a lenços de papel
Ver artigo

A primavera prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 20 de junho às 22:44 em Portugal continental e no arquipélago dos Açores.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e em especial a partir da tarde, e que serão por vezes acompanhados de trovoada.

A previsão aponta também para possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia e vento fraco a moderado a predominar do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas do Centro e Sul e descida acentuada da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda, em Évora, Beja e Setúbal) e os 13 (em Aveiro) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 18 (em Braga).

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul.

Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Conselhos para a primavera (pela médica Sofia Luz, imunoalergologista no Hospital Lusíadas Lisboa e autora do projeto "Senhora Alergia"):

- Informe-se sobre os pólenes que circulam no ar. Consulte o boletim polínico disponível no Site da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (www.spaic.pt).

-Evite idas ao campo durante os períodos de grande concentração de pólenes

- Protega os olhos com óculos escuros durante o dia

- Abra as janelas de sua casa ou de manhã muito cedo ou apenas ao início da noite

- Ande de carro de janelas fechadas

- Ande de mota com capacetes fechados.