
Os motivos de natureza estética e os cuidados com a aparência parecem justificar o facto de a grande maioria afirmar praticar exercício com o objetivo de manter a forma (76%). Mas esta não é a única razão que leva a uma rotina de treinos. A atenção à saúde é também uma das principais motivações para os praticantes de exercício: 37% revelam exercitar o corpo por razões de saúde e 36% declaram que esta atividade é uma boa ajuda no combate ao stress.
Num outro grupo de argumentos estão os motivos de natureza social, em que a prática de exercício físico é feita por diversão (23%) ou para estar integrado num grupo, ao mesmo tempo que se reforçam relações sociais (12%).
Os maiores entusiastas da prática desportiva são os homens (58%). Cerca de 63% dos portugueses que fazem exercício físico têm entre 18 e 34 anos. Por norma, 62% dos inquiridos nacionais que fazem exercício dedicam-se à atividade entre 2 a 4 vezes por semana.
Quando analisamos o que os distancia da atividade física, os inquiridos apontam a falta de tempo (57%) como o principal motivo para o sedentarismo. Ainda assim, as barreiras à motivação prendem-se com a falta de vontade (38%) e a falta de gosto pela atividade (33%).
Embora com menos expressão, o facto de não verem resultados práticos (12%), de não terem companhia (8%) ou de terem filhos (6%) contribui também para o sedentarismo dos portugueses.
As mulheres são mais avessas à prática de atividades desportiva: 56% e quase metade dos inquiridos entre os 45 e 65 anos (49%) admitem não praticar qualquer exercício físico.
O Observador Exercício e Alimentação Saudável 2018 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen e possui um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.
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