Inês Lopes Gonçalves completou 44 anos esta quarta-feira, dia 16 de julho, tendo por isso sido a convidada especial das manhãs da rádio Renascença. A comunicadora foi surpreendida pelas colegas e amigas Ana Galvão e Joana Marques, que lhe mentiram a semana inteira, notando que iriam receber Catarina Furtado. Entretanto, estas aproveitaram a ocasião para ficar a conhecer um pouco mais Inês e o seu percurso profissional.

A carreira de Inês Lopes Gonçalves

Formada em comunicação social, Inês Lopes Gonçalves sempre teve o sonho de comunicar. A sua primeira experiência enquanto jornalista foi precisamente na rádio Renascença, enquanto cobria um dos jogos do Euro2004.

O caminho até chegar aqui foi longo. O seu primeiro emprego - que não considera como tal, uma vez que se divertia bastante - foi enquanto monitora de férias. Entretanto trabalhou como babysitter, lojista e hospedeira de eventos, inclusive, num teatro (sendo responsável por sentar o público).

No seu currículo integra projetos como o programa '5 Para A Meia Noite', que apresentou na RTP1 e 'Traz P'ra Frente', na RTP Memória. Atualmente tem também um podcast intitulado 'Não Mandas em Mim'.

Questionada sobre os conselhos que daria aos jovens que querem abraçar uma carreira na comunicação, referiu: "Diria que o mais importante é ter curiosidade genuína, como é uma coisa funciona, como é que acontece isto ou aquilo. Depois viveres um bocado, ires ver as coisas, porque depois não tens nada para contar".

'Desculpa, mas vais ter de perguntar' com Inês

Inês Lopes Gonçalves não se livrou de responder às perguntas mais inusitadas que normalmente são feitas aos convidados na rubrica 'Desculpa, mas vais ter de perguntar'.

Uma das que gerou mais gargalhadas foi: "Inês, tu nunca ficas bronzeada… É porque passas tanto tempo na sombra de Filomena Cautela?"

Depois de muito se rir, realçou: "Então, por acaso isso não é verdade, porque eu sou uma pessoa que até bronzeia com facilidade. Acho que cada tem de se preocupar com a sua proteção solar".

Outra questão colocada foi a seguinte: "Quando é que ganhas coragem para dizer à Joana que não gostas que ela goze com o Diogo Faro e que esses 'Extremamente Desagradáveis' são feios e não prestam?"

"Nunca vou dizer à Joana para ela não gozar com quem quer que seja, mesmo que essa pessoa seja próxima, porque mesmo que não possamos concordar, temos de defender sempre o direito das pessoas dizerem o que bem entenderem", respondeu.

"Para a próxima levo-a como testemunha", brincou Joana, referindo-se ao seu processo em tribunal frente aos Anjos, pelo qual ainda aguarda a sentença.

"Eu adorava ser daquelas pessoas que têm aquele espírito para no momento dizer aquela resposta super interessantes e inteligente", confessou Inês, por fim.