Ainda que os números comprovem que apenas um terço dos portugueses pratica exercício físico, existe uma crescente preocupação em adotar um estilo de vida saudável. Entre aqueles que optam por praticar atividade física, verifica-se que 60% privilegiam o ginásio como espaço de treino, em detrimento de locais ao ar livre ou da própria casa.

Os 10 melhores e piores desportos para a coluna vertebral
Os 10 melhores e piores desportos para a coluna vertebral
Ver artigo

Os inquiridos que frequentam ginásios afirmam despender entre 20 a 40 euros na mensalidade do ginásio.

Se 60% do total de praticantes de atividades físicas prefere os ginásios para a sua rotina de treino, é de notar que a grande maioria dos seus frequentadores usufrui de rendimentos mais elevados: 95% do total de praticantes de exercício físico neste formato tem como origem as classes sociais média e alta.

Embora o total de praticantes de exercício físico que afirmam treinar no exterior não ultrapasse os 44%, surgem cada vez mais espaços que oferecem treinos personalizados, os quais, para além de exercícios indoor, incluem atividades ao ar livre. Ainda assim, esta alternativa ainda não atinge uma expressão significativa, sobretudo quando comparada com os ginásios, conclui o mesmo estudo. De mencionar que 5% dos inquiridos assumem praticar exercício, tanto ao livre, como num ginásio.

A atividade física praticada em casa é residual e (1%, o mesmo valor daqueles que aproveitam os tutoriais veiculados pelas redes sociais para o efeito), isto comparativamente com espaços próprios para a prática de exercício.

O Observador Exercício e Alimentação Saudável 2018 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen e um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.