A atual situação em que o mundo vive, com a rápida disseminação do novo coronavírus, designado COVID-19, traz consigo muitas incertezas e bastante medo.

Esta é uma crise de saúde mundial em rápido desenvolvimento, e sem precedentes para a maioria das pessoas.

O conhecimento atual diz-nos que pessoas com um sistema imunitário deprimido, como as crianças e adolescentes a fazer tratamento de quimioterapia ou radioterapia, ou que terminaram há menos de 6 meses, devem ser mais prudentes perante o COVID19.

Tendo em conta esta realidade, o PIPOP (Portal de informação português de oncologia pediátrica) criou uma página dedicada ao tema "As crianças e o COVID-19: como lidar com a pandemia".

Neste espaço, as famílias podem encontrar diversos conteúdos criados por especialistas, como a Ordem dos Psicólogos que disponibiliza ferramentas para ajudar os pais a lidar com as dúvidas, ânsias e frustrações dos seus filhos, nesta época de grandes incertezas, e que estão disponíveis nesta página.

Além disso, esta página também reúne um conjunto de informação sobre o COVID-19 em que os pais podem confiar e vai ser atualizada frequentemente.

Segundo a organização, "é fundamental que os progenitores utilizem informações claras e reais, com palavras adaptadas à idade das crianças, limitando a sua exposição a notícias".