O projeto estava previsto arrancar em 2011 e foi iniciado pela Santa Casa da Misericórdia de Pombal, que propôs à Câmara a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados.

"Reconhecendo a mais valia que esta valência trará para Pombal, o município apoiou a Santa Casa no financiamento do projeto desta obra, cedendo os terrenos para a sua construção e disponibilizando-se para a financiar", explanou o presidente da Câmara, Diogo Mateus, sublinhando que falta celebrar os acordos de colaboração "que viabilizem o funcionamento da unidade".

O município aguarda por uma resposta por parte do Governo para a celebração "dos respetivos acordos de colaboração", permitindo "a concretização desta obra", frisou o autarca.

"Na perspetiva do reforço de promoção da qualidade de vida, urge olharmos para a necessidade de se criar, em Pombal, uma oferta pública de cuidados continuados integrados", salientou, referindo que este é um dos concelhos "mais envelhecidos do distrito de Leiria", tornando-se "escassas as ofertas" atuais.

De momento, o município tem cerca de 920 camas em estruturas residenciais para idosos, cerca de 734 utentes em apoio domiciliário e uma lotação de cerca de 586 lugares em centros de dia.

Diogo Mateus falava durante a inauguração do Centro de Saúde de Pombal, aberto em maio.

O espaço, que foi ampliado e requalificado, vai servir 23.579 utentes, contando com 15 médicos, 18 enfermeiros, 13 assistentes técnicos e outros dez profissionais, tendo tido um custo de cerca de 1,2 milhões de euros.

A inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que se congratulou com "a aliança virtuosa de vontades" no centro de saúde.

Durante o seu discurso, Adalberto Campos Fernandes realçou que passou o tempo "das grandes obras e das grandes rotundas" e que agora "é o tempo das pessoas" e de aproximar o Estado "daqueles que mais precisam".

Para o governante, é fundamental que haja diálogo entre centros de saúde, administrações regionais de saúde, autarquias e Governo, sendo nesse diálogo "que surgem as boas iniciativas".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.