O Movimento Vencer e Viver (MVV) do Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Caminhada "Pequenos Passos, Grandes Gestos", no dia 6 de Novembro, nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu, pelas 15h. É uma iniciativa inovadora já que decorre em simultâneo em cinco cidades, a qual se pretende dar continuidade nos próximos anos. A Caminhada pretende alertar para a importância da prevenção e detecção precoce do cancro da mama e angariar fundos para a ajuda ao doente oncológico.
"Esta Caminhada nasceu da necessidade de assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama com uma iniciativa dirigida a toda a população, desde os adultos aos mais jovens, passando por mulheres e homens. O objectivo é reunir o máximo de participantes para que a mensagem da prevenção e do diagnóstico precoce possa chegar a cada vez mais pessoas, inclusivamente as do Interior", explica Carlos de Oliveira, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A participação será efectuada mediante uma inscrição, no valor de 3€ (a reverter para o NRC e NRM da LPCC), que dará acesso a um kit no dia da Caminhada, constituído por um saco-mochila, uma t-shirt alusiva ao evento, um pin, folhetos sobre prevenção do cancro da mama e outros materiais de educação para a saúde, uma garrafa de água e bolachas. O percurso de cada caminhada passará pelos locais mais emblemáticos de cada cidade. É esperado que centenas de pessoas participem nesta iniciativa, que não se destina exclusivamente ao público feminino. Esta Caminhada conta com o apoio de várias entidades, nomeadamente as Câmaras Municipais das cidades envolvidas.
Anualmente são detectados cerca de 4.500 casos de cancro da mama em Portugal e 1.500 mulheres morrem por ano com esta doença. O cancro da mama é a primeira causa de morte nas mulheres entre os 35 e os 55 anos.
O Movimento Vencer e Viver está aberto a todas as mulheres com cancro da mama. Para além da sensibilização para a prevenção e detecção precoce do cancro da mama, o trabalho promovido pelo MVV passa pelo apoio físico e emocional à mulher. Em cada extensão local do Movimento existe uma linha telefónica, onde as mulheres podem conversar com uma voluntária e obter informações sobre o MVV e os serviços que disponibiliza. Adaptado do modelo desenvolvido nos Estados Unidos, o Movimento existe em Coimbra desde 1986. Encontra-se também em funcionamento em Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. É desenvolvido e financiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do Núcleo Regional do Centro.
Aveiro: Largo da Estação Ferroviária
Para inscrição: através do telefone 916 074 814; no site da LPCC ; no próprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h.
Castelo Branco: Praça do Município/Centro Cívico
Para inscrição: através do telefone 918 457 451; no site da LPCC; no próprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h.
Guarda: Largo do Chafariz Santo André
Para inscrição: através do telefone 918 535 381; site da LPCC; no próprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h.
Leiria: Jardim de Santo Agostinho
Para inscrição: através do telefone 918 535 441; site da LPCC; no próprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h.
Viseu: Rossio
Para inscrição: através do telefone 918 457 476; site da LPCC ; no próprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h.
Comentários