Num investimento de 1,2 milhões de euros, a CerciPeniche inaugura um lar residencial, vocacionado para pessoas portadoras de deficiências.

"É um projeto com mais de 15 anos porque precisávamos de ter uma resposta para as famílias dos nossos utentes que estão a envelhecer e estão preocupadas com o futuro dos seus descendentes", afirmou o presidente da instituição, Rogério Cação, à agência Lusa.

O lar, apoiado por fundos comunitários em 900 mil euros e pela Câmara Municipal de Peniche, que apoia a instituição por ano com cerca de 40 mil euros, tem capacidade para 24 utentes.

O investimento permitiu criar 12 novos postos de trabalho, seis dos quais estão a ser admitidos.

No concelho, vai ser também inaugurado o lar do Centro de Dia da Serra d'el Rei, um investimento de 900 mil euros, a que acrescem mais 160 mil na aquisição do terreno e de mobiliário.

"Como já temos centro de dia e apoio domiciliário, com 30 e 35 utentes, respetivamente, o lar era uma carência que tínhamos, já que temos procura por esta valência, que faltava", disse o presidente da associação, Artur Patriarca, à agência Lusa.

O lar, destinado a pessoas idosas ou dependentes de terceiros, vai ter 24 camas e vai abrir 13 novos postos de trabalho

O investimento comparticipado em 37,5% pelo Estado e 25% pelo município.

Ambos aguardam a assinatura do acordo com a Segurança Social para entrarem em pleno funcionamento e receberem utentes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.