A ministra da Saúde, Marisol Touraine, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, visitam esta terça-feira (11/10) esta "sala de consumo de drogas com risco mínimo" (SCMR), situada no hospital Lariboisière, perto da estação de trens Gare du Nord, o bairro parisiense mais afetado pelo consumo de drogas.

Com esta instalação, que na sexta-feira acolherá os primeiros consumidores, a França une-se à lista de países que já contam com centros deste tipo, como Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Dinamarca, Luxemburgo, Noruega, Holanda e Suíça, onde a experiência destes últimos anos foi positiva.

Veja também: Novas drogas surgem todas as semanas e são cada vez mais fortes

Leia ainda: 5 comportamentos que arruínam as células do cérebro

Esta sala de consumo supervisionado, que conta com uma superfície de 450 m2 distribuída por uma entrada, uma sala de espera e uma sala de consumo, está situada no mesmo hospital, mas possui um acesso separado. Estará aberta todos os dias das 13h30 às 20h30.

Poderá receber diariamente cerca de cem pessoas, maiores de idade. Um total de 20 médicos, enfermeiros, educadores, assistentes sociais e agentes de segurança vão trabalhar no local.